Um dos mais clássicos e importantes Festivais Nacionais de cinema, o Cine Ceará está chegando para sua 33ª. Edição e vem com uma programação que vai ocupar as três salas de cinema da cidade: Cineteatro São Luiz e as salas 1 e 2 do Cinema do Dragão. O evento terá mostras competitivas, debates, homenagens e exibições especiais, tudo isso TOTALMENTE GRATUITO.

Este ano, o festival apresenta 29 produções cearenses na programação, sendo  11 longas-metragens (8 na Mostra Olhar do Ceará e 3 em Exibição Especial) e 17 curtas-metragens (15 na Mostra Olhar do Ceará e 2 na Competitiva Brasileira de Curta-metragem).

Fora a exibição dos filmes, o Festival promove debates sobre as produções. Diariamente, pela manhã, ocorrem debates com os realizadores dos filmes das Mostras competitivas (Mostras Ibero-americana e brasileira). Os filmes da Mostra Olhar do Ceará vão ter seus debates logo após a sessão, na própria sala de cinema.

O ator Ailton Graça, um dos homenageados do Festival, participará de uma coletiva de imprensa e o roteirista pernambucano George Moura, também homenageado, participará de uma roda de conversa sobre Nordeste, Cangaço, Cinema e TV.

O Cine Ceará ainda terá mostras paralelas e Exibições especiais.

Apesar do 33º Cine Ceará só começar no dia 25 de novembro, o Festival já está fazendo seu aquecimento, com a mostra paralela A Cinemateca é Brasileira,  que vai até o dia da abertura do Festival. Além dela, o Festival ainda vai exibir Mostras Sociais  O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece, com o filme cearense: “Os maluvidos”, dirigido por Josenildo Nascimento e Gislandia Barros; e três dos quatro longas que estão nesta edição do Cine Ceará como Exibição Especial: no dia 26, o documentário “Memórias da chuva”, de Wolney Oliveira; no dia 29, “Mais pesado é o céu”, de Petrus Cariry; e, no dia 1º de dezembro, após a cerimônia de encerramento, a ficção “Estranho caminho”, dirigido por Guto Parente.

A programação do festival ainda conta com as mostras paralelas: Canal Brasil 25 Anos, Vitrine LGBTQIA+,  e duas Mostras SociaisMelhor Idade  e Acessibilidade.

Fora a programação presencial que é de encher de alegria nossos corações cinéfilos, o Festival ainda conta com uma programação online de dar água na boca e que também exibirá alguns dos filmes da Mostra Olhar do Ceará.

Pra fechar com chave de ouro,  acontece ainda o tradicional Cinema da Praça, que exibe filmes sem restrição de classificação, que é considerada a cereja do bolo do Festival.

Diversidade, debate, reflexão, interação e integração, tudo do jeito que a gente ama: com muito cinema!

Se joga e bora ser feliz!

Para acessar a programação completa, basta acessar o site do Festival: www.cineceara.com

Instagram: @cineceara

 

33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema

O 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema acontece de ​25 de novembro e segue até 01 de dezembro de 2023, em Fortaleza. O ​​Festival terá programação presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão e programacão online na Plataforma Itaú Cultural Play.