Onde ver: Cinemas
7.5Nota da Hybrido
Votação do leitor 2 Votos
7.4

“O Relatório”, filme produzido por Steven Soderbergh e dirigido pelo novato Scott Z. Burns (roteirista de “A Lavanderia” e “Ultimato Bourne”), é um filme baseado em relatórios do Senado americano envolvendo práticas de tortura pela CIA após o atentado terrorista de 11 de setembro.

O filme conta a história da perspectiva do idealista Daniel Jones (Adam Driver), que por indicação da senadora Dianne Feinstein (Annette Bening), coordena a investigação do programa de detenção e interrogatório da CIA, criado após os atentados. Porém a busca incansável de Jones trará consequências políticas e pessoais para ele e os envolvidos, expondo as práticas do serviço de inteligência americano.

A narrativa criada por Burns é de certa forma didática, evoluindo a história esmiuçando casos emblemáticos de detenção e tortura de suspeitos de tortura, e os respectivos flashbacks seguindo em sequência ilustrando do que se tratou nos colocando como testemunhas oculares da barbárie, sempre seguindo a expositiva linha temporal de toda a investigação, nos municiando de como o volume de trabalho acaba afetando os envolvidos.

Porém, o roteiro se contenta com a superficialidade de personagens como se fosse uma matéria jornalística e/ou documentário, o que, se não prejudica o ritmo do filme, acaba enfraquecendo a narrativa dramática e nosso envolvimento com a luta do protagonista para além do alinhamento ideológico.

Apesar desses problemas, Adam Driver se sobressai perante o resto do elenco colocando alma e vísceras dentro dos objetivos de seu personagem no filme, e acaba nos conduzindo no automático ao longo das informações prestadas na história, com o restante indo no piloto automático e preguiçosode simples reações aos fatos ocorridos no filme.

A batida alteração de fotografia entre tempo presente e flashback cansa um pouco, apesar do ótimo esforço de montagem de manter o ritmo ágil para prender nossa atenção em conjunto com a interpretação de Driver, mas no conjunto “O Relatório” acaba entregando um filme importante porém frio enquanto proposta dramática.