FESTIVAL DO RIO 2019
5Nota da Hybrido
Votação do leitor 0 Votos
0.0

Filme de abertura do último Festival de Cannes, “Mortos Não Morrem” é o mais novo filme do diretor indie norte-americano Jim Jarmusch, depois do aclamado pela crítica “Paterson” (2016) e a volta de um flerte com o filme de horror após “Amantes Eternos” (2013).

Aqui Jarmusch adota o humor sarcástico na abordagem do gênero do horror com zumbis, mostrando como uma série de crimes ocorridos na pequena cidade são associados pela polícial local, liderada pelos oficiais Cliff (Bill Murray) e Ronald (Adam Driver) ao surgimento repentino de zumbis.

O interessante na premissa deste filme não é apenas a estética de filmes do gênero abordada por Jarmusch, e sim a forma de retratar esses seres sob a ótica da crítica ao mundo contemporâneo atual, onde zumbis saem dos túmulos para voltar ás suas rotinas diárias, e no meio tempo se alimentar dos vivos, claro.

Porém, mesmo enquanto filme conjuntural as engrenagens não funcionam, com os fatos e atitudes dos personagens não tendo maiores finalidades, talvez até pela proposta do diretor em simplesmente não aprofundar nada, apenas expor – mas que faz do filme um produto bobo que nem sequer contribui com relevo a alguns debates importantes ali inseridos.