Estreia 4 de fevereiro – Teatro Prudential (8 apresentações, Glória, no Rio)

 

Eis que chega ao Rio de Janeiro a adaptação de um dos textos mais polêmicos do teatro mundial. O texto “Frühlings Erwachen”, título original, é datado de 1890 e foi criado pelo dramaturgo alemão Frank Wedekind. Antes mesmo de estrear nos palcos, a obra encarou várias censuras. A montagem conta com um grande elenco, cheio de jovens talentosos. Sua adaptação na Broadway, garantiu à produção 8 Tony Awards, simplesmente o maior prêmio da arte dos palcos. Foram: Melhor Musical, Melhor Direção de Musical (Michael Mayer), Ator Coadjuvante em Musical (John Gallagher Jr.), Melhor Libreto para um Musical, Coreografia, Orquestrações, Partitura e Iluminação. Além disso, o musical também ganhou um Grammy por seu álbum com as canções da peça cantadas pelo elenco original.

O “Despertar” é um musical, fruto de 8 meses de preparo intenso, que mostra um mundo de descobertas e angústias de um grupo de jovens alemães no final do século XIX. Em meio a um momento histórico marcado pela repressão e pelo conservadorismo, esses adolescentes despertam para questões como sexualidade, abusos, dogmas religiosos e dramas pessoais. A famosa trama chegou ao Brasil pelas mãos de Charles Möeller e Claudio Botelho. Eles foram responsáveis pela primeira vez em que foi montado aqui, em 2009, e retornou aos nossos palcos em 2019.

O HISTÓRICO DO DESPERTAR:

Foi transformada em musical em 1999 por Steven Sater (texto e letras) e Dunkan Sheik (Música). Depois de muitos workshops e ensaios, a obra dirigida por Michael Mayer teve sua estreia em Nova York, em 2006, contando com grande elenco como Lea Michele, Jonathan Groff e John Gallagher Jr. O espetáculo foi um sucesso.

A montagem de Möeller & Botelho foi a primeira non-replica desse espetáculo no mundo e apenas dois anos depois da estreia na Broadway. Isso significa que a equipe criativa da montagem no Brasil não precisou seguir o formato original do musical, recebendo liberdade para conceber a peça da forma que preferiram.

A montagem brasileira de 2009 recebeu 7 prêmios: Prêmio Qualidade Brasil de melhor Espetáculo Teatral Musical, de melhor Direção Teatral Musical (Charles Möeller & Claudio Botelho), Prêmio Shell de Melhor Iluminação (Paulo César Medeiros), Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) de melhor Iluminação (Paulo César Medeiros), de melhor cenário (Rogério Falcão), de melhor Ator Coadjuvante para Rodrigo Pandolfo e o Prêmio Contigo! de Teatro de melhor cenário (Rogério Falcão).  

O musical já esteve pelo Rio de Janeiro, no Theatro Net Rio, quando comemorava seus 10 anos de sucesso. Captou milhares de espectadores e mais uma vez se tornou a paixão do público, além de ganhar o Troféu Manoela Pinto Guimarães (Prêmio APTR) de Jovem Talento para Rafael Telles.

 

 

SOBRE A ESCOLA:

O Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM) é uma conhecida e renomada escola do Rio de Janeiro especializada em formar profissionais para atuar nos três segmentos artísticos que estruturam o teatro musical: atuação, canto e dança.

Por meio de aulas, cursos livres e cursos profissionalizantes com uma equipe altamente qualificada os alunos têm a chance de ingressar em carreiras promissoras no mundo dos musicais.

Além disso, a escola também oferece as práticas de montagem proporcionando uma experiência completa sobre o processo de montar um espetáculo musical em que os alunos vivenciam a magia do palco, dos ensaios, da produção e da coxia, se aprofundando como artistas durante o desenvolvimento da obra.

A IMPORTÂNCIA DO MUSICAL E POR QUE APOIAR ESSE PROJETO?

“O Despertar da Primavera” é uma obra de extrema complexidade, delicadeza e de olhar crítico com viés de denúncia.

Essa peça clássica ressoa em todas as gerações e infelizmente reflete os mais diversos momentos históricos que atravessam a humanidade. Ela segue muito atual e gera tamanha identificação sempre que é apresentada.

Esse é um musical capaz de marcar gerações e de tocar uma enorme variedade de públicos. É uma história que deve ser assistida por jovens, por pais, por professores e por todos aqueles que estão vivendo ou ainda se recordam da primavera da sua vida.

Produzir “O Despertar da Primavera” ainda hoje é uma forma de revolução. De abrir espaço para debates necessários e para escancarar temas que vivem escondidos no breu.

O espetáculo não tem patrocinadores nem ajuda para conseguir os valores necessários. Ou seja, para que coloquem o musical nos palcos cumprindo o objetivo do grupo, eles sempre precisam do apoio de credores e parceiros.

Dessa forma, há um meio como o público pode estar em contato direto com a montagem de “O Despertar da Primavera- O musical”. Basta procurar a produção da peça. Incentivar novos talentos a ingressar no mercado e se especializar cada vez mais, gerar empregos, movimentar a produção de teatro musical no Brasil e apoiar quem acredita no poder transformador da arte para a sociedade.

 

FICHA TÉCNICA:

Direção: Ana Paula Abreu.

Diretora teatral formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Artes Cênicas pela Unirio. Atua no mercado como diretora teatral e é produtora cultural.

Trabalhou como diretora residente e foi assistente de direção da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho de 2008 a 2012, participando de musicais como: “A Noviça Rebelde”, “Avenida Q”, “Gypsy” e “Um Violinista no Telhado”.

Em 2009 também participou como Assistente de direção da dupla na Minissérie da Rede Globo de Televisão DALVA & HERIVELTO, com direção geral de Dennis Carvalho.

Abriu em 2010 a produtora Diálogo da Arte Produções Culturais em parceria com Renata Blasi e desde então desenvolve projetos artísticos com foco no teatro e na música.

Direção Musical: Claudia Elizeu.

Estudou na Escola de Música Villa Lobos, na UNIRIO e STBSB – atual FABAT.

Sua estreia no mundo dos musicais foi em “Beatles num céu de diamantes” quando substituiu Délia Fischer no ano de 2010. 

Depois disso atuou como Assistente de Direção Musical e Maestrina de grandes espetáculos musicais como  “Elis Regina” ” Chacrinha” ” Dois Filhos de Francisco” ” Romeu e Julieta ao som de Marisa Montes” ” Merlin e Arthur ,ao som de Raul Seixas ” e muitos outros.

Em seu trabalho como Diretora Musical esteve à frente de ” O cravo e a Rosa ” ” Ayrton Senna,o Musical” ” Vozes Negras , a força do Canto Feminino ” ( Indicada ao Prêmio Cesgranrio de Teatro Musical) e Preparadora e Arranjadora Vocal do Musical ” Clube da Esquina,os sonhos não envelhecem”.

Além de atuar como Preparadora Vocal na para novelas e séries.

Atualmente, é Preparadora e Arranjadora Vocal do Musical ” Los Hermanos” e Preparadora Vocal de “Vai na Fé”, próxima novela das 7.

Coreografia: Fabi Figueiredo.

Com uma extensa e diversa carreira pela arte Fabi Figueiredo é bailarina, atriz, cantora e musicista.

Formada pela Escola Norte Danse e Jazz Carlota Portella, estudou  piano e violino na Escola de Música Villa Lobos e aprendeu Teatro na Galícia com o ator e diretor Roberto Cordovani.

Tem como trabalhos mais recentes o musical “Rodgers & Hammerstein’s Cinderella – O Musical da Broadway” no Teatro VillageMall e o musical “Quero vê-la sorrir” em homenagem a carreira do Sidney Magal, como Sandra Rosa Madalena, ambos em 2022.

Além de atuar no teatro e de suas participações em programas de TV, Fabi também trabalhou em cruzeiros como cantora e bailarina ao redor do mundo, em grandes Óperas no Theatro Municipal de São Paulo sob a Direção de Dinah Perry,  e é fundadora do festival de dança “Dance in Rio”. Ela também possui sua própria marca como professora e fundadora do “Improdance Estúdios de Dança” no Rio de Janeiro.

Produção: Joana Mendes.

Atua como sócia-proprietária da escola e produtora cultural CEFTEM e durante 8 anos assinou 36 produções culturais e eventos.

Dentre os inúmeros trabalhos, Joana produziu o primeiro festival dedicado à música brasileira LGBTQIA +, o evento beneficente anual “Tudo ao Contrário – a cena em prol da vida” que captou um público de 1.000 pessoas por noite, e contou com uma equipe/elenco de mais de 100 artistas. Além de ter sido responsável pela produção do espetáculo de enorme sucesso ” Cartas para Gonzaguinha”, que rendeu quatro temporadas e uma turnê Nordeste.

Coordenação Pedagógica: Reiner Tenente.

Além de Fundador e Diretor artístico e pedagógico do Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM) Reiner também é ator, cantor e arte educador.

Formado pela UNIRIO em Artes Cênicas (Interpretação e Licenciatura), ele participou do curso de teatro musical da New York Film Academy, ministrou oficinas de teatro musical na UniverCidade e na Escola SESC e esteve em muitos espetáculos premiados, inclusive como preparador dos atores em musicais como “Cazuza – Pro dia nascer feliz, o musical” e “Rock in Rio- O musical”.

Além 38 atores/atrizes selecionados a partir de audições para compor o elenco do musical.

 

SERVIÇO:

INSTAGRAM: @musicalodespertar

EMAIL: despertarceftem@gmail.com

Os ingressos estão disponíveis no https://bileto.sympla.com.br/event/79624 

“O Despertar da Primavera – O Musical”, realizada pelo CEFTEM teve seu início em agosto de 2022 e está em cartaz no Teatro Prudential, Rua Russel, 804, Glória, Rio de Janeiro.

Lembrando: serão 8 apresentações!