Onde ver: Cinemas
8.5Nota da Hybrido
Votação do leitor 1 Voto
8.5

“Ford vs Ferrari” é o novo filme de James Mangold após o grande sucesso com “Logan” (2017), fim da saga de Wolverine nos cinemas (pelo menos até aqui), trazendo de volta a cena do automobilismo para as telas do cinema.

Aqui vemos a adaptação da história real de Carroll Shelby (Matt Damon), ex-piloto, único vencedor americano das 24 horas de Le Mans e agora designer automobilístico, que é convidado pela Ford Motors a construir um carro de corrida que vença a Ferrari nessa mesma corrida.

Para isso, Shelby recorre ao destemido e explosivo piloto britânico Ken Miles (Christian Bale) para ajudá-lo a construir esse protótipo e brigar pela vitória, desafiando as leis da física e a burocracia e ganância da empresa americana de automóveis.

Mangold constrói através dessa história real um conto sobre a importância do pensamento coletivo através de pessoas individualistas e impulsivas no meio automobilístico, num arco dramático muito bom que quase sobressai ao primoroso trabalho técnico de efeitos e som construídos nas boas cenas de corrida.

O elenco colabora e muito pro resultado, principalmente Bale e sua química com seu co-protagonista Damon, além do ótimo Tracy Letts como o dono da Ford, que junto com Damon protagoniza a cena mais divertida do filme num teste de carro.

O ambiente dos anos 60 é muito bem construído, e a montagem garante a fluidez da narrativa como se fosse um carro superando marchas e ganhando corpo numa pista de corrida, construindo no seu clímax uma pegada sentimental inesperada e muito positiva pro produto final, sendo assim um dos grandes filmes desse ano.