Onde ver: Netflix
9.5Nota da Hybrido
Votação do leitor 2 Votos
9.5

O novo filme de Noah Baumbach (o mesmo de “Frances Ha”), “História de um Casamento”, vem arrebatando a crítica internacional nos festivais desse ano e enfim estréia na Netflix nesta semana, e definitivamente é um filme que merece ser conferido.

A história fala da relação entre Charlie (Adam Driver) e Nicole (Scarlett Johansson), que tentam se manter unidos mesmo sob o prisma da falha na instituição do casamento e dos agentes necessários e envolvidos nesse processo de separação, como família, colegas e advogados.

Baseado em experiências do próprio Baumbach em sua dissolução conjugal, o roteiro do filme é primoroso na forma que introduz a história, pela descrição de cada um dos personagens feita pelo outro em off, mas não verbalizada em cena, o que já conecta o espectador àquele contexto.

O filme evolui introduzindo diversos fatores, opiniões e como as características dos personagens influem em cada decisão tomada, e que coloca ambos numa montanha russa processual e emocional que explora bem a profundidade dos dois protagonistas.

Driver e Johansson, nos melhores papéis de suas carreiras, agregam bastante essa composição e no combustível da história, fazendo de cada diálogo, debate e discussão algo grandioso dentro do estudo de personagens oferecido ao longo do filme.

Com papéis menores, o elenco coadjuvante também se destaca em seus pequenos momentos, seja Laura Dern, Ray Liotta e Alan Alda como os advogados, ou Julie Hagerty e Merritt Wever como mãe e irmã de Nicole, além é claro do ator mirim Azhy Robertson como o filho deles, com bastante desenvoltura e carisma.

Bastante referenciado no clássico “Kramer vs Kramer” (1980), o filme “História de um Casamento” dá um passo além no estudo de caso dos divórcios, atualizado para os dias atuais e com maior imparcialidade sobre inocentes e culpados numa relação, o que só fará o filme crescer com o tempo.