Onde ver: HBO ou HBO Go
9Nota da Hybrido
Votação do leitor 3 Votos
9.4

Quando a HBO lançou “Big Little Lies” ano passado como minissérie limitada, o seu elenco estelar que contava com Reese Whiterspoon, Nicole Kidman, Laura Dern e companhia prometia algo denso sobre a vida de mulheres numa determinada cidade e um crime misterioso, nada muito novo em termos de sinopse de filmes ou séries.

Porém, os sete episódios entregaram algo a mais em termos de narrativa e personagens, e ao longo do arco da temporada percebemos que ali veríamos não uma série de suspense, mas uma série que trata de problemas comuns às mulheres em geral, em especial sobre violência doméstica.

A série trata de conflitos reais da vida feminina, não apenas de personagens

Podemos considerar três personagens como centrais nessa temporada: Jane (Shailene Woodley), a jovem mãe solteira que chega ao local e conhece a comunidade de mães em Monterrey, California; Celeste (Nicole Kidman), casada com o abusivo Perry (Alexander Skarsgard) e mãe de dois gêmeos; e Madeline (Reese Whiterspoon), liderança feminina da comunidade, adorada e invejada pelos que a cercam, mãe de duas filhas de casamentos diferentes.

Temos também outras personagens menores, como Renata (Laura Dern) e Bonnie (Zoe Kravitz), mas a trama central perpassa as três personagens principais mencionadas, circulando através lapsos de flashbacks,  narrativa no presente e spots de flash-fowards muito bem amarrados.

Tecnicamente impecável, a 1ª temporada demonstra traços autorais marcantes

A se destacar também que o fato dos sete episódios serem dirigidos pelo mesmo diretor (Jean-Marc Vallée) dão um tom único e autoral importante dentro dos delicados temas que surgem na história, e não anulam os contextos em que são inseridos, fugindo do panfletário.

A fotografia, a edição, a trilha sonora, a edição de som, tudo se encaixa e se equilibra dentro da temporada, e justifica a chuva de premiações que a então minisséries recebeu, a ponto de se tornar uma série propriamente dita, cuja próxima temporada se inicia hoje, dando sequência ao surpreendente desfecho desta primeira temporada