FESTIVAL DO RIO 2019
3Nota da Hybrido
Votação do leitor 1 Voto
3.1

“Wasp Network” é o novo filme do diretor francês Olivier Assayas (o mesmo de “Personal Shopper” e “Acima das Nuvens”), com produção do brasileiro Rodrigo Teixeira, e que depois da Mostra de São Paulo ganha sua exibição também no Festival do Rio.

Baseado no livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, de Fernando Morais, o filme conta a história de oficiais cubanos que se infiltram em entidades oposicionistas ao regime de Fidel Castro em Miami ao se declararem como refugiados, para munir Cuba de informações sobre as atividades terroristas contra-revolucionárias.

Apesar da boa premissa e do ótimo material bibliográfico a ser explorado, Assayas contrói uma grande confusão narrativa devido a uma montagem muito problemática, sem um eixo muito definido, e roteiro muio pobre de cenas e diálogos.

Nem o ótimo elenco do filme salva o filme do fiasco, com personagens pouco desenvolvidos e sem qualquer espaço para tentar qualificar a história com seus talentos na atuação, o que transforma o filme “Wasp Network” uma grande decepção para quem admira a filmografia de Olivier Assayas até aqui.