Onde ver: Cinema
7Nota da Hybrido
Votação do leitor 2 Votos
8.4

Novo projeto unindo o ator Ricardo Darin e o seu diretor em “O Conto Chinês”, Sebastian Borensztein, o filme “A Odisséia dos Tontos” chega aos cinemas trazendo de volta o bom cinema argentino nas telonas, com seu sentimentalismo e bom texto.

Aqui é contada a história do ex-atleta Fermin (Ricardo Darin) que, junto com sua esposa, reúne amigos e vizinhos de uma pequena província argentina para investir numa fábrica agro-industrial abandonada.

Porém, o projeto de cooperativa acaba sofrendo um golpe fatal nas suas pretensões após o estouro do “curralito” (congelamento bancário) em 2001, trazendo consequências graves para Fermin, mas uma informação anos depois motiva ele e seus cooperativados a planejar uma vingança contra quem os prejudicou.

Baseado no livro de Eduardo Sacheri, que escreveu também o roteiro junto com o diretor Borensztein, o filme usa muito bem os elementos da crise econômica argentina de 2001 para rechear uma boa história de vingança dentro do gênero que os norte-americanos chamam de heist movie.

Ricardo Darin, como na média, emprega bem seu carisma no papel do protagonista e comanda um elenco entrosado e divertido, que faz o filme fluir muito bem seja nos momentos dramáticos, seja nos bons momentos de comédia, com bom timing.

A simplicidade no geral faz o filme ser cativante e traz tudo que se enxerga num bom entretenimento, sem grandes ambições ou estética a ser destacada, com um bom roteiro e estrutura narrativa clássica que o torna uma grande opção de programa para a família nos cinemas.