Com tanta coisa sendo lançada toda hora, fica difícil acompanhar muitos lançamentos. A ideia principal da Hybrido é tornar o algoritmo mais humano. Deixo aqui minha lista dos discos que mais escutei em 2019,mandem a de vocês também. Ao lado você encontra a playlist resumida. Bom 2020!!!

Janeiro:
11/01/2019 – The Declines – The Imperial

Projeto do conhecido compositor Willy Vlautin parece datado para uma outra época. Você pode chamar de Soul, Alternativo, o que bem entender. O segundo disco da banda americana acabou demorando a sair, devido ao fato de a cantora Amy Boone ter sido atropelada em um estacionamento em 2016. The Declines é um encontro de grandes músicos e somado às letras de Vlautin, com a voz de Amy, “The Imperial” é um disco daqueles que se você tem uma loja de discos e deixa ele tocando, a maioria dos clientes o levaria.

Músicas: “Cheer Up Charlie”, “Where Are You Sonny?”.

18/01/2019 – Sharon Van Etten – Remind Me Tomorrow

Um dos discos que mais ouvi no ano e certamente meu preferido da cantora. Mostrando seu amor por Nova York, a cantora exibe um amadurecimento muito grande. “Remind Me Tomorrow”começa meio introspectivo e vai vibrando cada vez mais nas 10 músicas. As melodias da cantora e a produção do trabalho são o ponto alto desse álbum.

Músicas: Comeback Kid, Seventeen.

25/01/2019 -Rival Sons – Feral Roots

Em um ambiente tão disputado e exigido, achar uma identidade é bastante complicado, só que para o Rival Sons isso não parece ser um problema. Em mais um disco com hits do início ao fim, a banda se estabeleceu como uma das mais importantes do estilo nessa geração. Em “Feral Roots”, ir direto ao assunto parece ter sido o ponto de partida estabelecido. Claro que existe um sentimento de já ter ouvido isso antes em certos momentos, mas quem liga?

Músicas: Look Away, All Directions

Fevereiro:

19/02/2019 – Walk Through Fire – Yola

A voz da inglesa parece não ter limites e no seu primeiro disco toda sua versatilidade aparece ao longo das músicas. A produção foi de Dan Auerbach do “Black Keys’, ele também foi o responsável por descobrir e acreditar no talento da cantora. Esse álbum poderia ter sido lançado em épocas passadas. Grande estreia.

Músicas: Faraway Look, Lonely The Night.

22/02/2019 – Gary Clark Jr – This Land

O trabalho acaba sendo bastante heterogêneo, o que pode incomodar quem gosta de ouvir um álbum inteiro. Gary Clark Jr. parece ter jogado todas suas fichas e expressado toda seu sentimento, seja com a guitarra ou com as sensacionais melodias que percorrem as 17 músicas.

Músicas: What About Us, I Walk Alone

Março:

01/03/2019 – Hozier – Wasteland, Baby!

Mostrar que era um artista muito maior que o de apenas um hit era o objetivo do irlandês. Talvez esse seja o grande problema desse disco. De qualquer forma, a maneira com que Hozier canta e as melodias do trabalho me pegaram. O artista já achou bem seu caminho e o álbum acaba entrando por ter vários momentos grandiosos.

Músicas: Almost, As it Was

Liniker e os Caramelows – Goela Abaixo

Vi a cantora pela primeira vez em um dia daqueles em que se acaba no aleatório vendo Tiny Desk. Naquele dia, em dez segundos fui convencido de que a cantora era muito especial. Poucos meses depois, saiu esse disco maravilhoso. Com sua sinceridade, Liniker parece cantar sorrindo as 13 músicas. Foi um dos trabalhos que ficou mais no repeat por aqui.

Músicas: Bem Bom, Calmô

Abril:

06/04/2019 – Weyes Blood – Titanic

Um dos meus preferidos de 2019. É daqueles que dificilmente você vai gostar de cara. Difícil até, na verdade, é chamar apenas de pop. Desde os arranjos, a produção, a voz da cantora Natalie Mering, que carrega o nome artístico do Weyes Blood; tudo se encaixa e faz desse álbum quase que um nota 10.

Músicas: Andromeda, Everyday

12/04/2019 – Fountaines DC

Poderia ser uma banda da minha cidade natal Petrópolis, serra do Rio de Janeiro, já que as letras falam sobre o clima irlandês e sobre o conservadorismo da cidade de Dublin. O pós-punk tem trazido ótimas surpresas nos últimos anos. Claro que os acontecimentos pelo mundo dão força ao discurso e a revolta que, por muitas vezes, se encontra com o The Clash. Essa banda irlandesa já era elogiada antes de lançar seu álbum de estreia e agora mostra que nem só de presença de palco eles vivem. A volta do punk ao mainstream é consolidada com o Fountaines DC, que se junta a grupos como Idles, Parquet Courts e outros.

Músicas: Big, Too Real

19/04/2019 – Drugdealer – Raw Honey

O projeto do músico americano Michael Collins é outro que poderia ter nascido em épocas passadas. O disco tem várias participações e diversas referências indo do Pop ao Psicodélico em minutos. Mais um álbum que se você têm uma loja de discos, basta deixar na agulha que ele se vende sozinho.

Músicas: Honey, Lost In My Dream

Maio:

12/05/2019 – Vampire Weekend – Father of The Bridge

Fui ouvir esse disco numa má vontade que durou até os 15 segundos da primeira música. Talvez eu nunca tenha dado uma chance para a banda, mas nesse álbum fui bastante surpreendido. É muito divertido, é fácil de se gostar e as harmonias fazem sentido. Recomendável para caminhadas no final da tarde.

Músicas: Hold You Now, This Life

17/05/2019 – Biffy Clyro – Balance, Not Symmetry

Trilha sonora de alta qualidade mostra o melhor dos escoceses seja em faixas mais pesadas quanto nas mais leves. Talvez tenha sido o disco que mais a banda pode inovar. Não está nesse lista apenas por ser uma das minhas bandas favoritas e sim por ser mais um grande álbum, pode ter certeza!

Músicas: Sunrise, Fever Dream

31/05/2019 – Kishi Bash – Omoiyari

“Omoiyari”é uma palavra japonesa que traduzido seria algo como “empatia”. Para o artista é mais do que isso. Resumidamente seria algo como ter compaixão e superar o medo e a intolerância que nos perseguem. O multi-instrumentista Kaoru Ishibashi’s, conhecido como Kishi Bashi, opera um verdadeiro disco de folk, com inúmeros elementos em cada canção. Misturando sua realidade com as raízes japonesas, o artista americano, filho de imigrantes japoneses, mostra de tudo no disco que vale ser ouvido por muito tempo e com muita atenção às letras.

Músicas: Song For You, Summer of 42

Junho:

14/06/2019 – Bruce Springsteen – Western Stars

Eu gostaria de aprender a dirigir apenas para ouvir esse disco em alguma viagem. O praticamente acústico “Western Stars” é mais um dos grandiosos do “Boss”que parece não cansar de lançar música boa. O álbum ainda resultou em um filme lançado no final de 2019. Difícil é escolher as melhores músicas!!!

Músicas: Tucson Train, Hello Sunshine

21/06/2019 – Black Pumas – Black Pumas

Ouvindo a playlist do SXSX (festival South by Southwest) de 2019, acabou me chamando a atenção esse duo de Austin. Passado algum tempo, eles lançam o álbum de estreia. Como esperado, o trabalho tem de tudo um pouco. O projeto é do vocalista Eric Burton e do guitarrista e produtor Adrian Quesada, vencedor de um Grammy com a latina “Grupo Fantasma”. Sem dúvida um dos discos com as músicas mais fáceis de se gostar rapidamente.

Músicas: Colours, Black Moon Rising

21/06/2019 – The Racounteurs – Help Us Stranger

Imagino que ter uma banda com Jack White seja algo como aguenta-lo 24 horas por dia querendo ensaiar. Ele é o Messi da música de hoje! Quer mostrar cada vez mais e parece não fazer muito esforço em exibir sua genialidade. O terceiro trabalho da banda às vezes parece uma jam session e isso está longe de ser um problema.

Músicas: Help Me Stranger, Now That You’re Gone

28/06/2019 – The Black Keys – Let’s Rock

Embora não mostre nada muito diferente de outros discos, o duo traz boas músicas em “Let’s Rock”, título que traduz muito bem o disco. Uma compilação de boas músicas do estilo. Dá para se divertir bem. Precisamos!

Músicas: Lo/Hi, Walk Across The Water

Julho:

26/07/2019 – Angie Mcmahon – Salt

Sim, você vai se lembrar de várias outros artistas como Florence e Courtney Barnett quando ouvir algumas faixas do disco. Isso não tira de maneira nenhuma a identidade que a cantora conseguiu criar. A australiana parece fazer tudo soar tão simples. O mais importante em “Salt”, seu primeiro disco, é que a produção conseguiu captar o que a australiana tem de melhor. A honestidade das letras junto à distorção da guitarra nua e crua na faixa de abertura “Play the Game” faz com que pareça que você está em um bar assistindo a um show intimista da cantora.

Músicas – Paste, Soon

13/09/2019 – Chico Cesar – O Amor é Um Ato Revolucinário

Poucos conseguem unir o bom humor com letras sérias como o cantor. As composições trazem assuntos variados que vão desde o Museu Nacional, passando por fogo nos racistas e até brinca com as redes sociais. Curioso é que as 3 primeiras músicas têm mais de sete minutos e só fui reparar depois de ouvir o disco algumas vezes. Um grande trabalho de Chico Cesar, vale a pena do começo ao fim.

Músicas: De Peito Aberto, Eu Quero Quebrar

Agosto:

08/08/2019 -Bon Iver – I, I 

Depois de um álbum muito experimental para minha cabeça, o Multi-instrumentista “crazy” Justin Vernon reaparece com seu quarto trabalho. Embora algumas faixas ainda lembrem seu antecessor, “I, I” trouxe bastante coisa do que mais gosto de Bon Iver. Um disco que você vai gostando mais ao longo do tempo.

Músicas : Salem, Hey,Ma

30/08/2019 – Lana Del Rey – Norman Fucking Rockwel!

Por algum motivo desconhecido nunca ouvi quase nada de Lana Del Rey. Precisei de poucos segundos para gostar desse disco e acabei até por ouvir os outros discos no mesmo dia. Embora “Norman Fucking Rockwel!” pareça perder um pouco o fôlego mais para o final, é sem dúvida um álbum acima da média. Grande surpresa (pra mim) do ano!

Músicas: Norman Fucking Rockwel!, Doin’Time

Setembro:

06/09/2019 – The Highwomen – The Highwoman

Devo avisar que em 2018 meu álbum preferido foi “By The Way, I Forgive You”, de Brandi Carlile , cantora que logo se tornou um das que mais escuto e peça fundamental na construção desse supergrupo. Esse projeto, além de Brandi, conta com as cantoras Natalie Hemby, Maren Morris e Amanda Shires. As quatro juntas mostram um entrosamento rápido do início ao fim, compondo um disco maravilhoso e necessário, não deixe de conferir as letras.

Ps: The Highwaymen foi um supergrupo masculino formado por Johnny Cash, Willie Nelson, Waylon Jennings e Kris Kristofferson. A primeira faixa do disco “Highwoman” é uma releitura de “Highwaymen”de 1985 só que pelo ponto de vista feminino.

Músicas: Redesigning Women, If She Ever Leave Me

20/09/2019 – Brittanny Howard – Jaime

Que coisa maravilhosa é este disco. Lançar um trabalho solo desse nível em tão pouco tempo de carreira é uma tarefa bem difícil. Basta pegar alguns artistas que tentaram como Brandon Flowers e Julian Casablancas e ver como os dois não conseguiram ir muito além do que lembrar de suas bandas. Em “Jaime”, a líder do Alabama Shakes vai longe e consegue mostrar todo seu potencial nesse top 3 do ano. Chorei!

Músicas: He Loves Me, Stay High

20/09/2019 – Liam Galagher – WHY ME? WHY NOT.

O que fica claro é que o ex-Oasis encontrou sua banda ideal e junto com isso, sua voz que havia sumido voltou. Esse novo disco veio para consolidar Liam Gallagher e cortar um pouco do cordão umbilical que ele tem com Noel. Os fãs de Oasis têm motivo para comemorar, já que agora as duas carreiras solo vão muitíssimo bem.

Músicas: “Shockwave”, “The River”

Outubro:

30/10/2019 – Emicida – AmarElo


Não consigo achar nenhum defeito nesse trabalho. Nota 10!!!

Músicas:  Ismália, Paisagem. (Escute tudo)

12/12/2019 – The Who – The Who

Sem um disco de inéditas desde 2006, um dos maiores grupos de rock de todos os tempos, reapareceu no apagar das luzes de 2019 com mais um grande álbum. Da nostalgia do começo, passando por uma provável despedida, os ingleses não precisavam mais provar nada pra ninguém. Mas o disco homônimo surpreende e mostra que não é só no palco que Roger Daltrey e Pete Townshend mantêm o fôlego. Um trabalho direto e reto!

Músicas: “Ball and Chain”, I’ll Be Back