Onde ver: Cinema
9Nota da Hybrido
Votação do leitor 13 Votos
7.4

Vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes em 2019 e um dos pré-candidatos a representar o Brasil no próximo Oscar, “Bacurau” é daqueles filmes em que quanto mais você entra na sessão de cinema desinformado, melhor fica a experiência e as mensagens do filme.

Na filmografia de Kleber Mendonça Filho (aqui dividindo a direção com Juliano Dornelles), o flerte com o fantasioso já existia, e a constante abordagem com situações em que pessoas ou comunidades ficam sitiadas numa convenção ou situação, seja geográfica ou não, e em “Bacurau” não é diferente.

Mesmo com o excesso em diálogos que foram criados para servirem a estereótipos convencionais de gênero e uma politização arraigada que flerta muito com o panfletarismo, o roteiro do filme funciona bem no geral, principalmente no objetivo de nos inserir na história através de um personagem, que nos apresenta a comunidade de Bacurau como protagonista da história.

A estética e a linguagem cinematográfica de Juliano Dornelles (vale ver seu curta “Mens sana in corpore sano” no portal Curtas após ver este filme) se faz presente nas cenas mais fortes do ex-diretor de arte do próprio Kleber Mendonça Filho, que aqui é alçado para a função de co-direção e consegue impôr seu estilo neste filme.

A recomendação dos cineastas de que as salas invistam no volume e qualidade do som nas salas se justifica com o protagonismo de sons e ruídos dentro daquele universo, e a sua edição é muito boa, acima do padrão de nossas produções nacionais, assim como a fotografia, que brinca bastante com as referências a Carpenter e De Palma ao longo do filme.

Todo o elenco está muito bem, mesmo os menos conhecidos, e Sônia Braga mostra todo o seu desprendimento na sua Domingas, uma mulher ressentida, endurecida pela vida, e Udo Kier apresenta tudo que se espera de seu personagem, no contexto idealizado pelos seus cineastas.

O grande valor de “Bacurau” é abraçar o cinema de gênero sem medo e restrições, com alta qualidade técnica de implementação, o que demonstra mais uma vez como o cinema nacional estava no caminho correto de desenvolvimento e evolução, e precisa ser protegido e prestigiado nesse momento difícil.