Onde ver: Netflix
5Nota da Hybrido
Votação do leitor 3 Votos
7.4

O filme “Colegas” venceu o Festival de Gramado trazendo às telas uma fábula infanto-juvenil protagonizada por jovens com síndrome de Down, numa homenagem que o diretor Marcelo galvão fez ao seu tio falecido, que também tinha a mesma síndrome.

O filme traz a história de Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola), jovens de um instituto que cuidam da cinemateca local, e amigos de longa data e cumplicidade.

Inspirados pelos filmes resolvem buscar a realização de seus sonhos individuais, fugindo do instituto usando o carro do jardineiro (Lima Duarte), acabam assaltando um posto de gasolina no caminho, atraindo a atenção policial e seguindo num verdadeiro road movie.

Galvão une o amor ao cinema e o carinho pelas pessoas de síndrome de Down para construção de uma fábula que, apesar da iniciativa louvável de representatividade dessas pessoas, peca numa narrativa expositiva ao extremo com uso massivo de narração em off, que deixam o ritmo do filme bem cansativo.

O excesso de caricatura nos personagens coadjuvantes também deixam o conjunto bem capenga, onde nem a boa fotografia e nem a boa utilização da trilha sonora pro contexto da história ajudam a compensar suas falhas.

 

FICHA TÉCNICA

“COLEGAS” (idem – Brasil – Cor – 94min)

Direção: Marcelo Galvão

Roteiro: Marcelo Galvão

Elenco: Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Viola, Leonardo Miggiorin, Lima Duarte

Onde ver: Netflix