FESTIVAL DO RIO 2019
9Nota da Hybrido
Votação do leitor 0 Votos
0.0

A Mais nova incursão do mestre Werner Herzog ao cinema de ficção, o longa “Family Romance Ltda.” brinca com o formato que tem abraçado no documentário para contar uma história através de um empreendimento que substitui pessoas com valor sentimental ou recria situações de afeto por um determinado custo.

Nesta realidade, o CEO da empresa Family Romance, Ishii (Ishii Yuichi) em meio a vários outros trabalhos assume em um deles o papel do pai falecido da jovem Mahiro (Mahiro Tanimoto), onde acaba desenvolvendo em meio à encenação possibilidades de afetos reais com a menina ao longo do trabalho.

E meio a este mote sui generis, Herzog aponta sua câmera pro universo onde esse tipo de serviço é aceito, e em cada demonstração do trabalho da empresa Family Romance fica exposto o grau de solidão e falta de pontes que os indivíduos de nossa sociedade vivem no filme, e que podemos transpor para a vida real também.

A fotografia e sua estética realista, os movimentos da câmera ao longo das ações da empresa, tudo se transfigura numa linguagem documental que na verdade destrincha o que realmente significa a Family Romance para as questões fundamentais de sociabilidade, afetos e instituições sociais que são substituídas por mentiras através do poder do dinheiro, sem abrir mão da poesia da construção de afetos em meio a mentiras.

Herzog volta a brilhar em “Family Romance Ltda.” ao mostrar cinematograficamente um retrato do novo mundo digital que se apresenta em nossas vidas, e lança um apelo aos espectadores através de metalinguagem para enxergarem este problema.