FESTIVAL DO RIO 2019
8.5Nota da Hybrido
Votação do leitor 0 Votos
0.0

Filme que ganhou o prêmio de melhor ator (Luca Marinelli) no último Festival de Veneza, “Martin Eden” é uma adaptação livre do romance homônimo de Jack London, transfigurado para um retrato político italiano do período pré-guerra.

Martin Eden (Luca Marinelli) é um jovem não-escolarizado que vive de bicos como marinheiro e mora de favor na casa do irmão. Após salvar um rapaz de agressão, acaba conhecendo a família burguesa deste, e se apaixonando por sua irmã Elena (Jessica Cressy).

Para impressionar Elena, Martin Eden busca se intelectualizar para impressioná-la, lendo vários livros e decidindo se tornar escritor. Porém, Eden sofre com as barreiras impostas por sua origem proletária e ser auto-didata, e busca seu sonho mesmo com tudo indo contra.

Pietro Marcello adota uma narrativa bastante coesa com um protagonista muito bem desenvolvido, que vai se moldando com o tempo para se adequar a um mundo que não lhe pertence, e Luca Marinelli entrega uma excelente atuação que justifica seu prêmio em Veneza.

O trabalho de direção, fotografia e montagem acompanham as fases de vida de Martin Eden ao longo do filme, indo do estilo inspirado na nouvelle vague na fase inicial do personagem, até o neorrealismo dentro da atuação de Eden na política, entregando cortes de flashbacks que representam as origens e os estados de ânimo do protagonista frente a algumas situações.

“Martin Eden” realiza um grande estudo de caso sobre a questão social dentro do acesso à educação e da ascensão acadêmica e literária através de um protagonista auto-didata e inteligente que se inspira no amor para alcançar o status exigido para conseguir sua conquista amorosa dentro da burguesia italiana, sem se escorar na narrativa clássica de filmes deste gênero.