Onde ver: Youtube ou locadoras de vídeo
10Nota da Hybrido
Votação do leitor 4 Votos
8.8

O filme “O Ódio”, vencedor do prêmio de melhor direção (Mathieu Kassovitz, mais conhecido como ator como par romântico de Amélie Poulain) no Festival de Cannes de 1995, se tornou um instantâneo clássico cult devido á sua temática e à ousadia de sua direção e linguagem cinematográfica, urbana e social antenada com sua época – e que segue ainda atual.

Vemos 24horas na vida de três jovens moradores de um conjunto habitacional no subúrbio de Paris, o árabe Said (Said Taghmaoui), o judeu Vincent (Vincent Cassel) e o negro Hubert (Hubert Koundé), envolvidos com a delinquência da área, um dia após um grande protesto.

O título não poderia ser mais apropriado, pois o ódio é retratado em diversos tons não só por seus protagonistas, mas pela maioria que os cercam nesse dia movimentado, onde uma arma perdida pela polícia na área dos três é uma espécie de fio condutor e desencapado do desenrolar desse dia.

Kassovitz não deixa a peteca cair um segundo, e acrescenta tensão ao dividir os atos com horários, numa espécie de contagem regressiva para uma bomba social que sempre ameaça explodir no contato dos três com diversos segmentos da sociedade francesa ao longo do filme.

A opção pela fotografia em preto e branco também dá o tom cru e impactante necessário, e os três atores protagonistas demonstram saberem bem o que retratam, com grandes atuações, viscerais como o filme se propõe – não à toa, talvez, Kassovitz tenha dado o nome dos atores aos seus personagens, para acrescentar a pessoalidade naquelas interpretações.

A ambientação de uma época vivida há quase 25 anos não envelheceu nada mal, pelo contrário, se demonstra bem atual e presente em toda a sociedade, e cada subtexto importa nos diálogos, naquilo que nós e os personagens vemos e ouvimos ao longo da jornada, um roteiro que conta a história que precisa ser contada.

FICHA TÉCNICA:

“O Ódio” (“La Haine – 1995 – França – P&B – 98min)

De: Mathieu Kassovitz

Roteiro: Mathieu Kassovitz

Elenco: Vincent Cassel, Hubert Koundé, Said Taghmaoui, Benoit Magimel, Laurent Labasse

Onde ver: Youtube (filme completo) e videolocadoras (DVD)