'Paterson' (2016), de Jim Jarmusch
9Pontuação geral
Votação do leitor 7 Votos
9.1

Onde ver: Play vídeo.

Paterson é um filme estadunidense de 2016, dirigido e escrito por Jim Jarmusch. Aqui acompanhamos Paterson (Adam Driver), um introspectivo jovem motorista de ônibus que canaliza sua rotina escrevendo poesias que capturam a essência de coisas simples como uma caixa de fósforo que vira protagonista em um poema lírico e romântico sobre sua afável amada. Paterson vive com sua namorada e um cachorro. Ela parece não saber ao certo o que quer da vida. Vive transmutando entre a culinária, por hora quer ser artista ao mesmo tempo que sonha em ser uma musicista de sucesso. Já o dog fica sempre à espreita esperando Paterson chegar do trabalho para passear pelas noites vazias e insólitas da cidade de Paterson localizada no Estado de Nova Jersey.  Isso mesmo Paterson: um homem, uma cidade, um cotidiano que faz imersão na mesmice melancólica de tudo aquilo que envolve e nos abraça para uma rotina diária que mais parece espelho do dia anterior e assim sucessivamente.

O longa aborda temas como rotina, monotonia e atonia. As transições de tempo no filme são sempre parecidas, o que representa a rotina do casal que leva uma vida entristecida, sem ações. Reflexos de uma vida adulta entediante e pacata, dosada por toques de frescor e sentimentalismo.

A poesia de Paterson contrasta com esse cenário ordinário e plácido, inserindo beleza em uma vida banal movida por repetições diariamente. E o mérito de Jim Jarmusch é simplesmente não transformar o sórdido em uma coisa chata e cansativa diante das telas. O filme é bonito, sensível e melancólico na medida certa. A cidade de Paterson também é onde se passa o primoroso poema do americano Willian Carlos Williams, intitulado de Paterson. O longa poderia muito bem ser resumindo como o encontro da poesia com a arte cinematográfica. Fazer cinema é fazer poesia em formas fotográficas, roteiros e diálogos que de certo modo traduzem sentimentos do nosso cotidiano. E nos enchem os olhos quando estamos diante dela, a tela do cinema.

Um filme que reluz um verdadeiro drama dos bons. E Adam Driver consegue transformar um cenário monótono em pura beleza. Ele está maravilhoso e excepcional. Mais conhecido pelo papel de Kylo Ren na saga Star Wars. Driver esbanja e comprova seu talento dramático e introspectivo de ‘História de Um Casamento’ (Netflix,2019). Em Paterson ele cria um personagem bucólico preso em uma rotina que não tem fim, vivendo o mesmo dia sempre. Ele tem em sua poesia uma válvula de escape para fugir dessa realidade trivial. Belo sensível e comovente.