Onde ver: Netflix e Canal Curta
9Nota da Hybrido
Votação do leitor 3 Votos
7.1

Nesta semana estreou na Netflix e no Canal Curta a minissérie “Guerras do Brasil.doc”, onde trata em cada um dos cinco episódios sobre um conflito armado no Brasil, relatado por pesquisadores e historiadores do período em análise.

Bolognesi dividiu a minissérie da seguinte forma:

  • Episódio 1 – As Guerras da Conquista

O primeiro episódio traz tudo aquilo que as narrativas pelo viés do colonizador esconderam, e os relatos desconstroem vários bordões com argumentação palpável e bem esclarecida, através de historiadores caucasianos e indígenas, o que passam um tom equilibrado e enriquecedor desse período histórico.

  • Episódio 2 – As Guerras de Palmares

O segundo episódio segue o mesmo padrão do anterior, dessa vez analisando as raízes negras na composição do tecido social do país, e num detalhamento dos conflitos ocorridos em Palmares que deveriam ser dissecados milimetricamente nas escolas para melhor compreensão das bandeiras atuais contra o racismo.

  • Episódio 3 – A Guerra do Paraguai

O terceiro episódio traz o retrato de intolerância de lado a lado que foi esse conflito na América do Sul, e como o Império foi desumano em seu desfecho após vencer o referido combate, que vale ser analisado frente a incidentes provocados recentemente na fronteira com a Venezuela, por exemplo.

  • Episódio 4 – A Revolução de 1930

O quarto episódio detalha as origens, o desenvolvimento e as consequências desse período político do Brasil, que resultou na Era Vargas, pouco lembrada pelo seu caráter ditatorial e mais pelo populismo intrínseco nas raízes varguistas, e é interessante analisar a movimentação militar nesse período, a título de memória.

  • Episódio 5 – Universidade do Crime

O quinto episódio trata da origem do crime organizado saído das penitenciárias máximas na época da Ditadura, e no que se transformaram. A análise sob o aspecto social, das políticas de segurança e encarceramento são expostas por múltiplas visões sobre o único tema da minissérie ainda sem conclusão.

O conjunto da minissérie é suscinto sem perder a profundidade dos seus temas dentro das amostragens, e a montagem é muito bem realizada, alinhando a narrativa de forma ágil fazendo da experiência algo prazeroso para quem curte e tem interesse em conhecer melhor a história do Brasil.