“Underwater” é um thriller de ficção científica protagonizado por Kristen Stewart, atriz que após arrebatar fãs juvenis com a franquia Crepúsculo, vem se arriscando em projetos menores com diretores de renome como Olivier Assayas, Kelly Reichardt e Woody Allen, e aqui se arrisca em terreno novo.
O filme se passa numa instalação submarina, onde Norah e mais seis tripulantes enfrentam uma rápida inundação devido a danos causados por tremores fortes, e se mobilizam para tentar se salvar em situações dificílimas.
Eubank faz uma clara homenagem à franquia Alien em termos de referência e arco narrativo, além de signos espalhados ao longo do filme que o fã mais atento perceberá imeidiatamente – e provavelmente sentirá uma atmosfera de mais do mesmo ao longo da duração.
Kristen Stewart convence associando fragilidade e determinação com a sua protagonista, mesmo cercada de um elenco limitado, até mesmo o bom ator Vincent Cassel não consegue espaço para mostrar seu talento, mesmo com a história dando indícios que poderia em algum momento.
A fotografia convence nas cenas de dentro e bem próximas aos amedontrados personagens, mas peca bastante nas cenas submarinas, ao apelar para uma imagem mais suja e embaçada, mas que sem uma construção referencial do espaço onde se passa a história, fica desconexa em associação ao roteiro raso e expositivo.
Apesar de boa premissa, esforço visual e até conseguir criar um clima de tensão ao longo do filme (mais pela qualidade do som e pela interpretação de Kristen Stewart nas principais cenas), ao fim do filme fica a sensação de já ter visto filmes como esse várias e várias vezes, com maior qualidade e amarração narrativa.