Onde ver: Popcorn Time
9Nota da Hybrido
Votação do leitor 0 Votos
0.0

A diretora Josephine Decker estava em crise com sua carreira enquanto diretora, até assistir a um monólogo numa escola de ensino médio em Nova York, como jurada. A então estudante Helena Howard não só a deixou de queixo caído como lhe arrancou lágrimas ao recitar o texto de “Blackbird” de David Harrower numa competição de atuação na escola.

Ali, Decker sabia quem seria a protagonista de sua nova história, que conta a vida da jovem Madeline (Howard), que possui problemas psiquiátricos e encontra abrigo num grupo de teatro comandado por Evangeline (Molly Parker), onde a jovem se entrega por completo nos exercícios de atuação.

Evangeline, com problemas conceituais sobre o novo projeto do grupo, vê na entrega da jovem Madeline uma oportunidade de usar a confusão interior da jovem no argumento de seu projeto, incluindo aí a relação conturbada desta com sua ainda instável mãe Regina (Miranda July), fazendo o projeto se confundir com a vida real de Madeline.

Decker com o auxílio primoroso de sua diretora de fotografia Ashley Connor, traz toda a confusão psicológica de sua protagonista para a narrativa, com cortes imprevistos, pontos de vista confusos, borrados ou closes intimistas em excesso, para nos colocar dentro de toda aquela confusão.

Helena Howard demonstra total controle em sua interpretação de estréia no cinema, conseguindo total credibilidade em suas cenas dramáticas, em sua imposição física dentro das exigências dentro do teatro, dando um verdadeiro show, assim como Miranda July como sua instável Regina, uma mãe ao mesmo tempo preocupada e paranóica com os caminhos de sua filha fragilizada psiquiatricamente.

“A Madeline de Madeline” é um filme intenso, não-linear, para aqueles que buscam novas formas de cinema, além de uma boa análise sobre o mundo do teatro, em especial sobre a composição de personagens e o trabalho de atrizes e dançarinos no meio.

 

FICHA TÉCNICA

“A MADELINE DE MADELINE” (“Madeline´s Madeline” – 2018 – EUA – Cor – 93min)

Direção: Josephine Decker

Roteiro: Josephine Decker e Donna di Novelli, sob consultoria de Gail Segal, Sharon Mashihi e Alexandra Tatarsky

Elenco: Helena Howard, Miranda July, Molly Parker, Okwui Okpokwasili, Sunita Mani