Onde ver: DVD
6Nota da Hybrido
Votação do leitor 0 Votos
0.0

Inicio aqui uma série sobre todos os filmes lançados na coleção da Versátil Home Vídeo com a filmografia de Ingmar Bergman, um dos grandes nomes da história do cinema, tentando pelo menos resenhar aqui uma vez por semana cada um dos filmes dessa coleção.

Começamos pelo filme de estréia do mestre do cinema Ingmar Bergman. “Crise” é um drama teatral adaptado pro cinema, sobre a história da Sra. Ingerborg Johnson (Dagny Lind), professora de piano numa pequena cidade no interior da Suécia que recebe a surpreendente visita de sua irmã Jenny (Marianne Löfgren), que volta à cidade dezoito anos depois para levar sua filha Nelly (Inga Landgré), criada até então por Ingerborg, para a capital Estocolmo.

O roteiro se mostra um drama de cotidiano comum e simples, porém irregular. Faz de Nelly seu fio narrativo enquanto protagonista, sobre amadurecimento e morte, sobre a disputa referencial sobre família, entre sua tia e sua mãe, sobre materialismo em nossa sociedade com as ambições e constatações da jovem, e disputa sentimental, entre o estável e sóbrio Ulf (Allan Bohlin) e o galanteador e instável Jack (Stig Olin).

Neste filme temos um primeiro ato bem fraco em todos os sentidos, e o filme ganha corpo e peso na segunda fase em Estocolmo, com uma conclusão satisfatória pela simplicidade do contexto todo, mas com potenciais pouco explorados dignos de um filme de estréia do jovem Bergman na época, ainda sem o lastro que o tornaria um dos grande cineastas da história.

 

FICHA TÉCNICA

“CRISE” (“Kris” – 1946 – Suécia – P&B – 93 minutos)

Direção: Ingmar Bergman

Roteiro: Ingmar Bergman, adaptado da peça de Leck Fischer

Elenco: Inga Landgré, Stig Olin, Marianne Löfgren, Dagny Lind, Allan Bohlin

 

Onde comprar: Versátil Home Vídeo