CBB SP recebe a 9a. edição do FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA, com uma programação especial e gratuita. Serão exibidos documentários que foram destaque nas últimas edições e a Mostra Brasil Profundo – que é uma seleção de produções nacionais que trazem um Brasil ainda desconhecido por muitos: fala sobre  o sertão mitológico, poético, indígena, africano, encoberto por lendas, festejos e cordéis.

Este é o único festival do Brasil que, através do cinema, investiga a subjetividade dos caminhos da consciência e do autodesenvolvimento. A seleção deste ano traz ao público a possibilidade de assistir a filmes cinematograficamente ímpares, que garantem também o acesso à aprendizagem e descobertas.

“O que nos nutre é a possibilidade de promover a relação do cinema como arte mediadora entre o sentido estético e a experiência introspectiva de autoconhecimento”, diz o curador André Luiz Oliveira.

Desde 2013, data de sua criação, o Festival reúne documentários e ficções que dialogam com a espiritualidade e autodescoberta, além de levar ao público questões pertinentes sobre o presente e as possibilidades de transformação pessoal.

Em 2020 e 2021, devido à pandemia, o Festival teve edições totalmente online e gratuitas, com exibição de filmes, lives com os diretores e apresentações musicais. Todo este material está disponível no canal do Youtube do Festival: (https://www.youtube.com/@FestivalCinemaTranscendencia).

A retrospectiva celebra os 10 anos do FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA e destaca filmes como o inusitado “Encontro com os Beatles na Índia”, de Paul Saltzman, que refaz sua jornada de 50 anos atrás, quando passou um período transformador de vida com os Beatles na moradia do guru Maharishi Mahesh Yogi.

O Brasil é representado por “Orin: Música para os Orixás”, de Henrique Duarte, que mostra como terreiros de Candomblé influenciaram e foram precursores de gêneros que deram origem ao samba, ao baião, e até́ mesmo ao funk carioca. Para entender melhor como funciona a resistência musical e espiritualista dos Orixás, diversos sociólogos, artistas e etnomusicólogos analisam as cantigas sagradas chamadas de Orin na linguagem ioruba.

Outra mostra que acontece dentro do FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA é a Brasil Profundo, que traz um recorte único na história do evento, promovendo uma meditação sobre o “Ser e o Brasil”, por meio de filmes marcantes da nossa filmografia.

“Estimular o autoconhecimento através da manifestação artística em todas as dimensões sempre foi uma característica do Festival. E, desta vez, a diferença é que o Brasil está em perspectiva pela conjunção de fatores históricos convergentes e pela necessidade de – a partir de uma imersão nas fontes da cultura artística popular brasileira ou inspirada nela com seus temas míticos/sociais -, vislumbrarmos a possibilidade da criação de um novo Brasil, um Brasil transcendente”, comenta André Luiz Oliveira.

O festival também traz para a tela do CCBB SP o clássico “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, obra-prima de Glauber Rocha, premiado com melhor direção no Festival de Cannes em 1969, que apresenta com maestria um estrato da sociedade brasileira injusta e violenta e, ao mesmo tempo, rica e poderosa na sua essência cultural. Uma das figuras mais importantes do cinema baiano, Geraldo Sarno, falecido em 2022, será lembrada com três curtas clássicos – “Jornal do Sertão”, “Padre Cícero” e “Vitalino” -, e seu último longa-metragem “Sertânia”, lançado em 2020.

Além destes e muitos outros filmes marcantes, o evento em São Paulo contará com atividades culturais, como o Recital Música Indiana em homenagem aos Beatles, com Helder Araújo (Sitar) e Renato Herédia (Violao e Voz), que acontecerá em três datas; Música Indiana com Mantras, com o indiano Sagar Karahe (tabla) e Fábio Kidesh (sitar); o concerto A Mensagem De Fernando Pessoa, com André Luiz Oliveira (violão); e uma aula de Yoga com Mantras, com o indiano Sagar Karahe.

SERVIÇO:

IX FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCEDÊNCIA

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Período: 29 de março a 16 de abril.Ingressos: Gratuitos em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB.

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP. Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças. Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal. Informações: (11) 4297-0600. Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado pela van do CCBB é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h. Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista. Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m). Van – Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

Redes Sociais: bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

E-mail: ccbbsp@bb.com.br

 

Festival Cinema & Transcendência

Este Canal vai contar um pouco de nossa trajetória! Com perfil ímpar no Brasil, o FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA & TRANSCENDÊNCIA exibe filmes que exploram a experiência da transformação pessoal a partir da imagem. A Transcendência que buscamos no Cinema é o resultado das imagens que brotam do inconsciente coletivo projetadas nas telas, tão necessárias à consciência individual.