Fernanda Montenegro dispensa apresentações, mas não exaltações. No auge de seus 94 anos, é uma das atrizes mais prolíferas de nosso audiovisual.

“Vitória”, seu mais recente filme, acaba de ganhar data de estreia: 15 de agosto de 2024.

No longa, Fernanda Montenegro interpreta Dona Vitória, uma senhora aposentada que filma por conta própria, da janela de seu apartamento, a ação do tráfico de drogas da Zona Sul do Rio de Janeiro e denuncia o esquema.

Apesar de parecer ficção, o longa é inspirado no livro escrito pelo jornalista Fábio Gusmão, “Dona Vitória da Paz”, que relata a história verídica de uma senhora de 80 anos, aposentada, que durante dois anos filmou da janela de seu apartamento em Copacabana, a movimentação do tráfico de drogas e corrupção da Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela entregou o material à polícia e denunciou o esquema, o que resultou na prisão de mais de 30 pessoas, incluindo policiais envolvidos.

Fábio Gusmão era repórter do Jornal Extra à época, quando se deparou com a história de Dona Vitória (tendo sido revelado depois que seu verdadeiro nome era Joana); história que reverberou até internacionalmente.

O projeto foi encabeçado originalmente pelo cineasta Breno Silveira, que infelizmente veio a falecer em 2022, após o início do trabalho. Andrucha Waddington, com quem Fernanda já trabalhou em outras produções, assumiu a direção e o roteiro é assinado por Paula Fiúza.

O filme conta com produção da Conspiração em coprodução com Mymama Entertainment e chega como o primeiro filme original Globoplay, que marca o investimento da plataforma em produtos para as salas de cinema. O filme conta ainda com a distribuição da Sony Pictures.

Crédito Foto: Suzanna Tierie