Para muitos, Communist Daughter é uma velha e conhecida canção do Neutral Milk Hotel, presente no álbum ‘In The Aeroplane Over The Sea’ de 1998. Entretanto, também é o nome de uma banda de Indie Folk formada em 2009 na cidade Saint Paul, Minnesota (EUA). Tendo como líder Johnny Solomon, o grupo conta com dois discos lançados: ‘Soundtrack To The End’ (2010) e ‘The Cracks That Built The Wall’ (2016).

Apesar de ter um pouco mais de uma década de existência, a banda teve seus momentos de atritos e turbulências, sobretudo por conta de Solomon. O vocalista e fundador passou por fases de vícios e apresentou alguns problemas mentais, isso tudo em meio a um sucesso repentino e com a banda ganhando algumas premiações tanto por parte de críticos como de público.

Molly Moore, também vocalista da banda, foi recrutada logo em 2009. Sempre do lado de Solomon, mesmo em seus piores momentos, a cantora casou com o líder em 2013. O grupo passa a realizar inúmeros shows e Solomon começou a participar também de organizações de apoio a viciados e pessoas com transtornos mentais, lançando inclusive um artigo onde narra sua vida no começo da banda.

‘Unknown Caller’ agrada sobretudo os fãs da velha e infalível magia da união de vocais femininos e masculinos. Canções como “Folded Up”, “You’ll Never Break My Heart” e “How To Be Alone” mostram todo seu poder por causa de um dueto seguro entre Molly e Johnny, além de contar com o reforço de belos arranjos estruturados por guitarras dedilhadas, sopros e violinos.    

“Make Believe” é a banda seguindo o Indie Folk tradicional, no seu mais puro tradicionalismo, uma composição extremamente acústica. Por outro lado, “Brand New Bag” é conduzida por riffs pesados de guitarra e busca uma vertente bem Rock. A delicada “Living With Your Ghost” passa próxima a um Dream-pop, com todo o mérito de virar o grande hit do grupo. “June 20th, 1943” intercala momentos de agressividade e calmaria, uma canção que parece ter se influenciado bastante em Arcade Fire, provando também que o Rock e o Clássico reservam composições épicas. 

Uma das virtudes da banda é essa: embora esteja fixada nas raízes do gênero Folk, começa a pensar em outros horizontes sonoros, fato claramente percebido em algumas faixas presentes no álbum. Por tudo que Solomon passou, pela sua força em continuar e não parar com a música, de usar a lição de seu passado conturbado em prol de uma perspectiva melhor, pela forma que conduz seu grupo, o Communist Daughter merece seguir adiante num futuro promissor que vem se desenhando a cada lançamento ocorrido.