Finalmente o mais importante evento de videogames do mundo começou. A Eletronic Entertainment Expo – E3 de 2019 foi iniciada com a apresentação da Eletrinic Arts – EA e o novo jogo da saga Star Wars. Depois do hype com o trailer do ano passado, chegou o momento de darmos a primeira impressão de gameplay e possibilidades da história.

Fallen Order acompanha o jovem Padwan Cal Kestis tendo que sobreviver e ajudar os rebeldes após a declaração da Ordem 66, quando Palpatine inicia o protocolo que ordenava aos soldados clones a exterminarem os Jedis. O jogo será de ação e single-player.

Claramente influenciado por jogos como Uncharted e a franquia soulsborne, o primeiro gameplay já deixa claro que pretende ser uma versão mais atual dos jogos de ação e aventura. A visão em terceira pessoa, o uso de habilidades da força e ações mais táticas nos combates, deixam claras as referências às franquias citadas acima. Um ponto que não agradou foi a facilidade com que Cal derrotava seus inimigos. Ok, ele tem a Força, mas tudo pareceu muito simples e nada desafiador e isso pode desagradar muita gente.

Graficamente, o game que rodava em versão Alpha, mostrava um cenário com polimento simples para a apresentação, o que pode ser positivo, já que nos últimos anos os jogos da E3 eram apresentados com belíssimos gráficos e a versão final, claramente, sofria de downgrade.

Por ser parte do cânone do universo criado por George Lucas (O jogo contou com a ajuda da Lucasarts), o gameplay já apresentou um dos personagens levados ao cinema, Saw Guerrera, interpretado por Forest Whitaker. Por conta dessa aparição é possível que a trama do jogo traga mais conexões com o que acontece até o início de Star Wars: Rogue One. Vale ressaltar que o jogo passa no período que Anakin ainda não se transformou em Darth Vader, o que pode contar com sua ausência imponente no desenrolar da trama.

Ainda é cedo para definir se será um bom jogo, mas a apresentação deixou boa impressão. Com sua data de lançamento confirmada para 15 de novembro de 2019, no Playstation 4, Xbox One e PC, Star Wars: Fallen Order pode trazer de volta a grandiosidade da Força para os videogames. É aguardar e que a Força esteja com a EA.