Emitt Rhodes é um multi-instrumentista nascido em 25 de fevereiro 1950. Sua primeira banda foi The Merry-Go-Round, formada por Bill Rinehart (baixo), Emitt Rhodes (guitarra solo), Gary Kato (guitarra base) e Joel Larson (bateria). Mais tarde Rick Dey substituiu Bill Rinehart no baixo.

A banda lançou seu único álbum em novembro de 1967, e ele alcançou a posição de número 190.
Outro álbum seria lançado entre 1967 e 1968, mas foi não foi finalizado. O interesse dos fãs pelo grupo se dissipou, eles decidiram se separar em 1969.

Após o fim da banda ele lançou o seu primeiro álbum como artista solo. O disco intitulado Emitt Rhodes foi um sucesso de crítica, sendo que a Billboard, uma das mais respeitadas publicações de música à época, chamou Rhodes de “um dos melhores artistas da cena musical atual” e mais tarde o seu primeiro álbum de um dos “melhores álbuns da década”. O disco alcançou o número 29 nas paradas da Billboard.

Enquanto isso, logo depois que Emitt Rhodes foi lançado pela Dunhill, a A&M, antiga gravadora de sua banda decidiu lançar suas gravações ainda não lançadas no álbum The American Dream, o que confundiu os compradores de discos e seus fãs por ter sido lançado pouco depois de sua estréia.

O terceiro disco do artista, “Mirror”, lançado em 1971 e chegou ao Top 200 na parada de álbuns da Billboard. Porém, quando assinou com a gravadora, o empresário o fez assinar um contrato que o faria se comprometer a lançar um álbum a cada 6 meses, ou seja, 6 álbuns em 3 anos. Mas Emitt compunha, fazia os arranjos, tocava e gravava tudo sozinho, o que tornava isso uma tarefa impossível, de modo que no lançamento de “Mirror” a gravadora já estava em vias de cancelar o contrato.

Em 1973, a gravadora Dunhill lançou o último álbum de Rhodes, Farewell to Paradise, ao mesmo tempo em que o processava pedindo 250 mil dólares. O disco, que foi mal promovido, sequer entrou nas paradas dessa vez, e Emitt se retirou da cena musical, continuando apenas como produtor e engenheiro de som pela gravadora Elektra, ao mesmo tempo que passou a alugar seu home studio.

Emitt ganhou em 1995 a coletânea Listen, Listen: The Best of Emitt Rhodes, na qual foi lançada a música “Isn’t It So” gravada nos anos 80, seu primeiro material novo desde 1973.

Em 2009, Emitt entrou em estúdio para gravar novo material, acompanhado por Joel Larson. No ano seguinte, Rhodes juntamente com Matt Malley, se juntou a Iain Matthews em uma nova versão de “Time Will Show the Wiser”, lançada no álbum “Sessions” da cantora Nick Vernier Band.

Dois anos depois, Emitt lançou três novas músicas: “Just Me And You”, ” “What’s a Man to Do” e “This Wall Between Us”, com backings cantandos por Vicki e Debbi Peterson do Bangles. As músicas foram removidas do site logo após o lançamento pela gravadora devido a questões judiciais e disponibilizadas novamente em fevereiro de 2015. Pouco depois regravou “How Can You Mend a Broken Heart” para um tribute aos Bee Gees, lançada como compacto na Record Store Day no mesmo ano.

Em fevereiro de 2016 foi lançado Rainbow Ends, seu 5º álbum (o primeiro desde 1973), uma produção de Chris Price,  que foi muito bem recebido pela crítica e conta com 11 músicas.
Escutem, vale muito a pena!