ELA DISSE (2022), de Maria Schrader
8.5Pontuação geral
“Ela Disse” traz a origem de todo um movimento de denúncia e proteção à mulher contra o assédio sexual iniciado com o processo que levou Harvey Weinstein, CEO da Miramax, à prisão.
O mérito da diretora Maria Schrader é demonstrar cinematograficamente o custo para se alcançar essa publicidade e um pequeno passo pra evolução da sociedade – afinal, o feminicídio está aí bem forte pra mostrar que muita luta ainda resta a ser travada.
Existe cuidado da direção nos cortes, enquadramentos e até mesmo na caracterização das duas repórteres, que apresentam experiências que se equilibram no campo pessoal e profissional que trava a sinergia das personagens de Carey Mulligan e Zoe Kazan. Uma mais experiente e sofrida por experiências anteriores mas inexperiente enquanto mãe , a outra mais nova porém mais calejada enquanto mãe.
Cito ambos os aspectos pois ambos se aplicam durante todo o arco dramático do filme: a conduta profissional com as vítimas e a posição afetiva de serem condutoras de uma causa tão importante para elas as tornam mães jornalísticas daquelas mulheres assediadas.
Curiosas as similaridades com “Spotlight”, que trata de tema universal, sensível e fortemente protegido pela sociedade e sua maquinaria, só que lá as vítimas eram homens – vítimas sexuais e das questões de gênero em casos de assédio sexual por indivíduos do mesmo sexo.
Os padres em “Ela Disse” são figuronas da mídia e cinema, e essa indústria não deixa de ser uma religião em termos de sociedade capitalista – acentuadas pelo machismo que vem por consequência não apenas nos casos como no próprio dia a dia daquelas jornalistas, em casa ou no trabalho.
No final das contas, o close-up progressivo pescando o rosto da personagem de Mulligan recebendo Weinstein e sua claque, onde sem som percebemos toda sua arrogância e prepotência, mas o close-up é claríssimo enquanto cinema: sim, ali as mulheres venceram. Um filme para todo homem ver, mesmo à força.
ELA DISSE – Trailer Oficial
Baseado na investigação vencedora do prêmio Pulitzer The New York Times. Carey Mulligan e Zoe Kazan estrelam em #ElaDisseFilme, 2023 Nos Cinemas.