“EUA vs BILLIE HOLIDAY” (2020), de Lee Daniels
8Pontuação geral
Votação do leitor 1 Voto
8.3

Onde assistir: Amazon

O filme acompanha o período da vida da diva do Jazz, Billie Holiday, durante os anos em que foi perseguida pelo governo dos Estados Unidos, sob o pretexto de campanha antidrogas, numa tentativa de manchar a imagem da cantora perante o público.

Quem conhece a história trágica de vida da cantora sabe muito bem que daria um ótimo filme. Certamente deve ser o que o diretor, Lee Daniels, deve ter pensado. Mesmo se tratando de um recorte da vida da cantora, se é que podemos chamar assim, o filme trata de maneira rasa diversas questões que são apresentadas, apenas apontando, sem contudo desenvolvê-las, talvez por conta de uma tentativa de resumo dos fatos em si e seus desmembramentos.

O foco se estabelece em Billie Holiday, interpretada brilhantemente pela potente atriz e cantora Andra Day, que nos deixa embasbacados com sua atuação, fazendo com que tenhamos pelo menos um gostinho do que devia ser assistir a cantora ao vivo, nos remetendo diretamente aos anos 30.

É justamente nesse ponto que a vida imita a arte – no fim das contas, diante de tantas polêmicas que rondam a vida de Billie Holiday, o que importa de fato são sua potência e genialidade musicais.