Fabio Massari e o Livro "84: O Álbum Inglês".
10Pontuação geral
Votação do leitor 1 Voto
8.9

A dica de leitura de hoje fica por conta do novo livro do “Reverendo” Fabio Massari, referência quando o assunto é música e cultura pop. Assim é ’84: O Álbum Inglês’ seu sexto livro lançado pela Editora Terreno Estranho. Um registro histórico sobre o fatídico ano de 1984 e a cena musical Inglesa.

Aos 19 anos, Fabio Massari, fez uma viagem para o solo Inglês que mudaria completamente o rumo de sua vida e que foi de suma importância para sua formação profissional. O ano era 1984, e seu destino foi a cidade de Bournemouth. O intuito do jovem era ingressar em uma escola de inglês para estrangeiros. Havia recentemente largado a faculdade de Engenharia e buscava novos horizonte (sorte a nossa).

O livro é como se fosse um álbum de fotos comentado e repleto de recortes e memórias que evidência que a paixão pela música e colecionar discos, artigos de música, já existia bem antes de nascer o radialista/jornalista. E o livro consegue te transportar junto com ele para reviver essa cena musical britânica de 1984, que foi um marco histórico.

Entre pubs, clubes underground, palcos lendários (Hammersmith Odeon) aos fabulosos estádios como Wembley, a experiência foi exatamente um aprendizado para vida toda, rica em um enorme contexto histórico e agora você pode fazer parte disso através do livro 84, onde o “Reverendo” relembra os momentos incríveis de shows lendários e históricos como: David Gilmour, Dead or Live, Motorhead, Jethro Tull, Simple Minds, The Psychedelic Furs, Elton John, Bob Dylan, Santana, Roger Waters, Iron Maiden, AC/DC e muitos outros. E isso tudo é contado de forma muito magistral, rica em detalhes que cativam o leitor e leva a gente a ouvir cada banda de acordo com as histórias de Massari.

Além disso, ele ainda compartilha ingressos, as fotos e as camisetas que tem guardadas até hoje. E não para por aí não! O “Reverendo” inclui uma lista sensacional de filmes, discos e livros que marcaram o inesquecível ano de 1984, tudo isso ajuda a compor e passa uma ideia honesta e verdadeira e muito emocionante do que foi viver aquilo tudo.

Com certeza esse é um dos melhores livros do gênero. A experiência que ele nos proporciona é única e incomparável. Não é à toa que Massari é nosso querido “Reverendo”, referência no jornalismo musical. Um livro saboroso de ler, são páginas e mais páginas de muita cultura e música boa. Uma obra literária obrigatória a todos amantes da Cultura Pop e da música.

Fabio Massari nasceu em São Paulo, em 1964. Radialista de formação (FAAP,1989), teve longas passagens pela rádio FM (na qual ingressou em 1987, e apresentou o programa Rock Report e foi coordenador artístico) e pela MTV Brasil (onde atuou de 1991 a 2003 e apresentou programas como lado B, Clássicos MTV, Mondo Massari e Jornal da MTV). Colaborador de jornais e revistas, também passou por IG, Yahoo Br e Oi FM (com o programa ETC). Como autor =, publicou Rumo à estação Islândia (Conrad Editora, 2001) e Mondo Massari- Entrevistas, resenhas, divagações e ETC. (Edições Ideal, 2013), dentre outros títulos. Organizou o livro Zappa- Detritos Cósmicos (Conrad Editora, 2007) e a coletânea de entrevistas de V. Vale, alguém come centopeias gigantes? (Edições Ideal, 2015). 84 é seu sexto livro.