H Tavares "Estórias Tétricas"
8Pontuação geral
Votação do leitor 8 Votos
8.7

Estórias Tétricas é uma odisseia literária que faz uma imersão em um universo banalizado pela violência urbana. Com uma narrativa frenética e visceral.

Estórias Tétricas, é o mais novo livro do cronista paraense Hugo Tavares, lançado pela Editora Trevo. A obra reúne um total de onze contos do tipo policial, entregando um suspense ambientado por terras paraenses que denotam a violência urbana nua e crua. Em sua forma realística, selvagem e irônica. A escrita de H. Tavares, parte da premissa de uma linguagem inteligente, ágil e debochada. Detalhe este que acaba contextualizando os atos revoltos de uma sociedade dividida em uma dupla face. O lado animal e o lado humano. Um conflito que escancara a dura realidade não somente do Estado do Pará, mas do país todo.

É nítido as influências de escritores como: Rubem Fonseca e Edyr Augusto. Algo que vai ficando cada vez mais perceptível no decorrer da leitura. Assim como os autores citados, Tavares carrega sua particularidade em sua escrita. Outorgando vida e entusiasmos as suas Estórias Tétricas. Nesse show de selvageria, nascem personagens icônicos. Vítimas e bandidos se confundem à dimensão que suas vidas, sonhos, paixões, dores e sofrimentos se afluem em acertos de contas sanguinários.

Com frases curtas. Linguagem direta. Olhar atento e sensível. Tavares realça com detalhes o urbanismo da cidade de Belém do Pará. Entregando uma visão crítica de um  mundo banalizado pela violência. Observado através das lentes  de um jovem escritor. Uma realidade dura e cruel, escancarada na frente dos nossos olhos.  “Que País é Esse”? São essas e outras reflexões que o livro de Tavares nos convida a fazer a todo instante. São indagações que te fazem questionar e debater sobre a que ponto chegou a condição humana? Escancara a desigualdade social com palavras que causam aversão quanto tristeza.

Uma obra que chega em um momento bem oportuno em nosso país: Pandemia, mortes, violência, desordem e retrocesso. Estórias Tétricas contextualiza com esse cenário de banalidades e descasos com a vida humana. É daquelas leituras rápidas, que predem o leitor do início ao fim. Feitas para serem devoradas com todo fervor contido em cada página, frase e palavra, jorrada pela mente desse jovem escritor. Estórias Tétricas é assim: atiça, escandaliza e comove. Guarde bem o nome desse jovem escritor. Você ainda vai ouvir falar muito dele por aí.

Em resumo Estórias Tétricas, é uma leitura frenética e viciante. O lirismo do autor entrega o realismo de liberdades ficcionais para mostrar em detalhes o urbanismo e os costumes de brasileiros dessa região do país, que vivem cercados por uma atmosfera de barbárie e primitivismo.

Hugo Tavares nasceu em Belém, Pará, em 1995. É formado em Engenharia de Computação e é escritor. Sua estreia na literatura foi marcada com o lançamento do livro de contos Relatos Urbanos (2019), Estórias Tétricas (2020), é seu segundo livro.