“JESUS É O DONO DO LUGAR”. Com certeza você já deve ter se deparado com alguma pichação de cunho religioso como o contido nesta frase, comum principalmente em áreas periféricas.

Força, poder e religião historicamente caminham juntos. Nesse sentido, “Fé e Fúria”, dirigido por Marcos Pimentel discute a relação entre religião e poder através da intolerância religiosa recorrente nas periferias de grandes cidades brasileiras – em especial Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 

Através de uma série de depoimentos coletados entre 2016 e 2018, o diretor propõe uma análise acerca do desenvolvimento do fervor religioso em regiões periféricas e o papel interventor do tráfico nessas relações.

Situações de intolerância, perseguição, racismo, misoginia, milícia, poder armado são relatadas por vítimas de tais abusos e assim, somos apresentados ao rastro de crimes de intolerância religiosa deixado para trás com a ascensão do cristianismo e do fervor evangélico, em uma trajetória evolutiva de intolerância – que não ao acaso – alimenta e culmina  com a eleição do Presidente Jair Bolsonaro em 2018.

 

Reafirmando o excelente documentarista que é, Marcos Pimentel se destaca pela competência em gerir a discussão de forma ampla, sem perder a questão central – a exposição da utilização da religião como justificativa narrativa para prática de atos de intolerância, perseguição, violência e opressão.

Nesse sentido, ele cede espaço para que os traficantes e ex-traficantes religiosamente convertidos participem da discussão, nos apresentando um ponto de vista muitas vezes inacessível, diante da dificuldade da coleta de depoimentos desta natureza.

 

“Fé e Fúria”, como o nome já diz, registra de forma poderosa os malefícios da credulidade, demonstrando a utilização da religião como meio de controle e propagação de crenças humanas e egoístas, que deturpam a premissa conciliatória de toda e qualquer religião.

Ao fim do filme, a frase que inicia este texto é intencionalmente repetida, mas absorvida inevitavelmente de outra forma. Se “Jesus é o dono do lugar”, manda quem serve a ele e os que agem em seu nome – o que diz muito sobre o cenário brasileiro atual.

Após percorrer diversos Festivais, o filme faz sua estreia nos cinemas dia 13 de outubro.

trailer – Fé e Fúria

Fé e Fúria Dir. Marcos Pimentel Brasil, 2019, 104′ Classificação indicativa – 14 anos World Premiere: IDFA 2019 – International Documentary Filmfestival Amsterdam Sinopse – Uma investigação sobre “traficantes evangélicos” e o quanto a mistura entre religião e poder provoca conflitos entre moradores e gera intolerância às religiões de matriz africanas em comunidades e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.