“ Em mãos impiedosas, talvez caísse como uma folha agonizante, porém, o destino pousou seu dedo sobre um bebê enfaixado nascido na Austrália continental”. (Patti Smith, “Inocência”)
Acid For The Children, é um mergulho sincero e honesto pela vida do icônico baixista e cofundador do Red Hot Chili Peppers, Flea. Um relato carismático, revelador e pessoal.
Memorias e lembranças oriundas de sua infância, adolescência e vida adulta, passando por toda sua formação, a paixão pela música, o Jazz que tanto faz seus olhos brilharem. Além dessas narrativas, Flea conta com sinceridade seu envolvimento com as drogas e o convívio harmonioso com sua vó, lembranças cristalizadas na mente de um pequeno garoto loiro, franzino, desajustado, crescendo em um mundo totalmente errado.
Flea faz uma súmula de como foi crescer nesse universo um tanto controverso e como foi fugir de um lar totalmente atormentado e turbulento, saindo da Austrália para os subúrbios de Nova York, até chegar, por fim, a Los Angeles.
A forma egocêntrica de como ele narra essas e outras desventuras de sua vida, é o que torna Acid For The Children, uma autobiografia comovente, sensual e gostosa de ler. É preciso elencar aqui, que essa é uma jornada focada mais na vida e não tanto na trajetória do Red Hot Chili Peppers e sua discografia. Aqui são forjadas experiências de vida que de certa maneira contribuíram para sua formação artística e musical. A vida nas ruas de Los Angeles, as drogas, o convívio entre comunidades formadas por músicos, artistas e junkies, é narrada de forma enérgica e sagaz. E por sinal foi nesse espaço e ambiente que ele encontrou um elo verdadeiro de amizade para a vida toda, Anthony Kids. Juntos viveram muitas aventuras, passaram por diversas situações… é nítido a emoção e sentimento entregado por Flea nesses trechos do livro. Uma amizade que sobreviveu as drogas, as desavenças e a fama de rock -star. Amizade essa que resultou na formação do Red Hot.
Acid For The Children é um livro inspirado, sagaz e escrito de forma direta, sem muitos rodeios. Flea delineia de forma magistral e fascinante suas origens, dos altos vertiginosos aos baixos da sarjeta, histórias que você gostaria de ouvir de um sujeito andarilho das ruas de Los Angeles que se tornou um rock-star mundialmente famoso.
A obra conta com um belo poema inédito de Patti Smith como introdução, um livro de memorias esdrúxulo que marca a estreia de uma voz literária prodigiosa, cuja prosa é tão animadamente divertida e surpreendente quanto o próprio autor. Uma carta de amor ao poder da música.
Flea é um músico americano nascido na Austrália e, de vez em quando, ator. É mais conhecido como baixista e membro cofundador do Red Hot Chili Peppers, além de cofundador do Silverlake Conservatory of Music.