Média das notas dos 3 filmes
7Pontuação geral
Votação do leitor 0 Votos
0.0

Neste novo post analisamos três filmes do diretor britânico Edgar Wright, de “Scott Pilgrim Contra o Mundo” (2010) e “Em Ritmo de Fuga” (2017), conhecido como sua Trilogia Cornetto de Três Sabores, em referência à presença do citado sorvete em momentos da narrativa destes três filmes:

  • “Todo Mundo Quase Morto” (2004)
  • “Chumbo Grosso” (2007)
  • “Heróis de Ressaca” (2013)

Em cada um deles, Wright homenageou um gênero de filme seja referenciando cenas, seja criando boas esquetes se aproveitando de clichês desses tipos de filmes, e em todos ele usa muito bem as músicas a favor de suas narrativas, algo que o acompanhou também em seus filmes posteriores.

Em “Todo Mundo Quase Morto”, o diretor homenageia o mestre George A. Romero, em especial “O Despertar dos Mortos” (1978), substituindo o shopping pelo pub como refúgio contra a invasão zumbi. Numas das melhores cenas do filme, o protagonista Shaun (Simon Pegg) e seu amigo Ed (Nick Frost) se defendem de dois zumbis com a coleção de LPs de Shaun, onde ao escolher os álbuns a serem arremessados se coloca a crítica musical do diretor a bandas e trilhas sonoras.

“Todo Mundo Quase Morto”

Se o espectador prestar atenção nas músicas ao longo do filme, verá que a evolução do problema dos zumbis é anunciado pelas canções utilizadas, como “Ghost Town” do The Specials, para mostrar que a cidade estava praticamente evacuada, e cada ato é transcrito posteriormente por músicas. como tocar “Don´t Stop Me Now” na batalha dos personagens com um zumbi.

Já “Chumbo Grosso” entra no terreno do gênero de ação e dos policiais, nos remetendo a filmes como “Máquina Mortífera” e “Bad Boys”, e mais uma vez as canções nos colocam em contextos, seja de universo como um todo, usando “The Village Green Preservation Society” do The Kinks, ou paródia, como na cena da péssima encenação local de Romeu e Julieta encerrada ao som de “Lovefool” do The Cardigans, e encerra o filme com “Caught By the Fuzz” do Supergrass.

“Chumbo Grosso”

Em “Heróis de Ressaca” a homenagem vai para o gênero de ficção-científica, em especial aos filmes de invasão de corpos, como “As Esposas de Stepford” (1975), na história do grupo de amigos que voltam à sua cidade natal para completar a “baratona” não concluída ao se formarem. A introdução já utiliza bem a trilha sonora para apresentar personagens e o contexto da história a ser narrada com “Loaded” do Primal Scream, que começa com uma fala sobre liberdade do filme “Os Anjos Selvagens” (1966), de Roger Corman.

“Heróis de Ressaca”

Já no carro velho a menção às fitas K7 mostram também o apreço de Wright às mídias tradicionais como na cena do LP de “Todo Mundo Quase Morto”, e nada mais adequado àquela cena do que “I´m Free” do The Soup Dragons. A cada pub uma música é apresentada com algumas características ou do pub ou da evolução da história, e a mais emblemática é utilizar a intro de “Alabama Song (Whisky Bar)” do The Doors ao entrar num pub tradicional da cidadezinha.

Na atualidade, Edgar Wright talvez seja dos diretores que melhor sabe utilizar a trilha sonora enquanto elemento narrativo de suas histórias, talvez explicado pelo seu amor à música e ao cinema, e para quem ama ambas as artes, seus filmes são perfeitos pelo casamento que ele cria entre ambas.

Edgar Wright