Evangelos Odysseus Papathanassiou, mais conhecido como Vangelis, nos deixou aos 79 anos neste dia 19 de maio de 2022 após meses doente e internado na França. Músico autodidata, Vangelis cresceu em Atenas e formou sua primeira banda em 1963, chamada Forminx, tocando a música pop da época: rock’n’roll, baladas fortes e cover dos Beatles. Com o fim da banda em 1966, Vangelis tornou-se escritor e produtor contratado, trabalhando para outros músicos e contribuindo com trilhas sonoras para filmes gregos. Dois anos depois, formou o quarteto de rock progressivo Aphrodite’s Child.
Sua fama se consolidou mesmo no cinema, como autor de trilhas sonoras. Podemos elencar as seis mais famosas, sendo duas consideradas imortais, mas em todas podemos ouvir os acordes eletrônicos conduzidos em forma de orquestra, e relembrar as cenas que estas melodias preencheram em forma de linguagem cinematográfica dentro da mise en scene destas obras.
O primeiro filme a ser citado é onde Vangelis marcou sua história para além da música e do cinema. Sua composição para a cena inicial de”Carruagens de Fogo”, que lhe garantiu um Oscar de melhor trilha sonora, é uma composição que ficou marcada também como sinônimo de superação esportiva durante um bom tempo na mídia, principalmente nos esportes olímpicos. A condução do piano casa exatamente tanto com a cena do filme como em vários episódios marcantes do esporte.
Chariots of Fire (1981) – ‘Titles’ scene [1080]
The main theme from Chariots of Fire, composed my Vangelis, was an instant hit and is now one of the most well-known film themes around. Some may argue that …
Na sequência, Vangelis compõs a trilha sonora de outro indicado ao Oscar de melhor filme, o drama político “Desaparecido – Um Grande Mistério”, dirigido por Costa-Gavras e que conta a história da esposa e do pai do jornalista Charles Horman, desaparecido no Chile durante o golpe militar contra o então presidente Salvador Allende. Ali o compositor emprestou seu talento para impor tensão através da música eletrônica, como na cena abaixo.
Costa-Gavras: Missing — The Horse scene
Missing is a 1982 American drama film directed by Costa-Gavras, starring Jack Lemmon, Sissy Spacek, Melanie Mayron, John Shea, and Charles Cioffi. It is base…
Sua obra seguinte é outro trabalho bem marcante no cinema e que resume bem o filme em cada faixa da trilha sonora. Em “Blade Runner – Caçador de Andróides”, o papel do trabalho de Vangelis é decisivo para ilustrar o universo noir dentro daquele mundo do futuro, escuro, cercado de neon e chuva ácida, onde humanos e replicantes sem misturam numa sociedade distópica. Poderia citar a intro, mas impossível não optar também pela cena onde o replicante Roy, vivido por Rutger Hauer, demonstra que a essência de humanidade não se reserva apenas aos humanos em um discurso emocionante.
Blade Runner – Opening Scene (HDR – 4K – 5.1)
ALL THE COPYRIGHTS OF THIS VIDEO IS OWNED BY “Warner Bros. Entertainment”. Opening sequenceSourced directly from the 4K Blu-rayIf you want a copy of the movi…
Blade Runner – Final scene, “Tears in Rain” Monologue (HD)
The climax of the classic Sci-fi film “Blade Runner”. Taken from the “Final Cut” version.Roy Batty:”I’ve seen things you people wouldn’t believe. [laughs] At…
Dez anos depois, o trabalho do compositor pôde ser percebido em um filme de Roman Polanski, “Lua de Fel”, aonde com sua versatilidade ele empresta seu talento para ilustrar o tom onírico e romântico, e logo depois sensual daquela trama de paixão, traição e desejo sexual envolvendo dois casais num cruzeiro.
Bitter Moon – Moon Scene
I could picture her looking out the window, at that beautiful moon, the same one I could see, but I bet it didn’t look the same to her.Depends on your state …
No mesmo ano Vangelis compõs sua segunda contribuição com o cinema de Ridley Scott, e mais uma vez deixou sua marca com uma composição histórica, envolvendo composição eletrônica numa melodia épica orquestrada e acompanhada de vocais gregorianos, na cena da partida de Cristóvão Colombo rumo à busca pela terra prometida das Índias, mas que acabou rumando à América.
1492: Conquest of Paradise (1992) – Departure scene / Main Theme [1080]
Ridley Scott’s take on the Christopher Columbus story, to mark the 500th anniversary of his reaching the Americas, is an ambitious and at times beautiful fil…
E encerramos com sua última contribuição numa grande produção de Hollywood, sem o sucesso do público mas mais uma vez envolvendo uma jornada épica da história, desta vez em parceria com o polêmico cineasta Oliver Stone, que retratou Alexandre O Grande sob uma ótica controversa e ousada, e que Vangelis contribuiu com seu habitual talento em traduzir cenas em acordes musicais. Deixou sua marca na história do cinema através de suas composições musicais, e só temos a agradecer por isso.
Alexander (2004) – Battle of the Hydaspes (2/2) | Movieclips
Battle of the Hydaspes Scene | Alexander (2004)Movie info: https://www.imdb.com/title/tt0346491/Buy it on Blu-ray: https://www.amazon.com/Alexander-Blu-ray-C…