PACIFICTION, de Albert Serra
7Pontuação geral
Votação do leitor 0 Votos
0.0

Concorrente a Palma de Ouro em 2022, Pacifiction, novo filme de Albert Serra é um filme que requer disponibilidade do espectador para embarcar no universo onírico proposto.

O filme se passa no Tahiti, na Polinésia Francesa, e acompanha o Alto Comissário da República, que transita entre a exaltação e preservação do cenário paradisíaco e a manipulação sócio-cultural do mesmo. Embarcamos em uma trama política com rumores e conspirações que envolvem a presença de um submarino e testes nucleares.

O diretor coloca em foco a colonização do Thaiti por parte da França, oscilando entre o geracional movimento político e sua reverberação sócio-cultural.

A narrativa fílmica oscila entre o realismo – no que diz respeito às negociações políticas perpetuadas na ilha – e o fantasioso, que se pauta pela exaltação do cenário paradisíaco, como objeto de desejo e luxúria.

Desta forma, o diretor nos entrega uma experiência espacial/temporal/imagética – propositadamente – de difícil separação de seus campos de significação.

A complexidade refinada dos experimentos estéticos escolhidos pelo diretor tornam a experiência desafiadora, ainda que instigante.

As personagens se revelam de maneira íntima, contudo, fragmentada, o que mantém o tom de suspense acerca das reais intenções de suas ações, que é corroborado pelo tom onírico adotado pelo diretor.

Sendo assim, a ambiguidade se estabelece através da fragmentação narrativa, em que as situações ocorrem cena a cena e os fatos e justificativas são intencionalmente omitidos, deixando a cargo do espectador a tarefa de realizar sua própria colagem.

Sem dúvida um filme instigante e desafiador.

Pacifiction | Official Trailer (2022 | C Trailer

No Description