A GAROTA RADIANTE, de Sandrine Kiberlain
7.5Pontuação geral
Votação do leitor 0 Votos
0.0

Extrovertida, curiosa, inteligente, destemida, leve, divertida, radiante. Irène. A Garota radiante que dá título ao filme, leva sua vida impulsionada por sua paixão pelas artes. Sonha em ser atriz e se esforça com paixão para isso. Por onde passa, contagia todos com sua felicidade genuína, derivada da petulância inocente dos sonhadores.

Por tal razão, sua família a cerca de cuidados – protetivos e afetuosos – que oscilam entre irritação e o zelo por Irene, perante a rigidez da realidade.

A realidade de 1942, ano em que os nazistas ocupavam a França. Irene e sua família são judeus. Seu pai recebe cartas do Regime Fascista e as omite, junto com seu temor e revolta, numa tentativa de proteção à trajetória de sua filha. Entretanto, a família é atingida pela inevitabilidade fatídica e todas as ações e escolhas, até as mais banais, adotam um caráter de sobrevivência. A personagem facilmente poderia soar como um melaço com açúcar, se não fosse pela ternura com que a atriz Rebecca Marder constrói sua Irène e como modula a essência-base de sua personagem, diante da concretude das adversidades que abruptamente a atravessam.

A diretora trata do feminino sob um cenário sócio-político hediondo e acerta ao não explorar a representação efetiva dele, mas sim, sua reverberação. Apesar da trama focar em Irène, nesse sentido, se destaca também sua família, cuja trajetória parte da individualidade  para a formação de uma unidade de força e amor excepcionais.

Em sua estreia no roteiro e direção, a diretora e atriz Sandrine Kiberlain consegue, mesmo diante de um cenário político pontual, expandir a universalidade da narrativa através da jornada de sua heroína, que exerce sua força e resiliência sem permitir que sua essência lhe seja roubada – um ato de resistência que fala por si. Irène enfrenta a violência, injustiça, o horror, com ternura e amor, representando desta maneira, o feminino autônomo, que se recusa a ser moldado. Uma narrativa de extrema força, atualidade e identificação. São muitas as Irènes mundo afora. Que possamos continuar as conhecendo cada vez mais.

A Garota Radiante – Trailer Oficial

Uploaded by Pandora Filmes Trailers on 2023-03-21.