O cinema italiano possui nomes, movimentos e produções que influenciaram de forma definitiva o fazer cinematográfico. A parceria cinematográfica entre Brasil e Itália é antiga. Obras de grandes nomes do nosso cinema nacional, como Glauber Rocha, possuem inspiração direta no neorrealismo italiano.
O festival de cinema italiano reforça a tradição desse relacionamento, disponibilizando de forma grauita ao público grandes e importantes produções, além de apresentar a vanguarda do cinema italiano.
Através das salas de cinema e pelo streaming criado pelo próprio festival, o evento traz uma rica seleção que apresenta a diversidade e polaridade de temas presentes no cinema italiano. A complexidade social e existencial em uma sociedade que tem seu desenvolvimento guiado pela era digital e a liquidez de seus relacionamentos, se contrapõe com as questões existenciais inerentes ao ser humano e aos conflitos de relacionamentos provocados pelo convívio em coletividade de forma geral.
Filmes que tratam da reconstrução e sobrevivência de uma sociedade pós guerra dialogam com filmes que apresentam a luta diária feminina em busca de sua autonomia existencial.
Críticas à sociedade e aos seus indivíduos, que a partir de um recorte italiano se propagam para as problemáticas humanas são apresentadas através de dramas e comédias.
“Ainda temos o amanhã”, de Paola Cortellesi discute as limitações impostas às mulheres na década de 40, que se perpetuam até hoje. Já no filme “A invenção de um crime”, de Gianni Amelio traz de forma direta e certeira as complexidades das questões de gênero e os preconceitos enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+.
Outro destaque da programação é o filme “Obrigado Rapazes”, de Riccardo Milani, que aborda o poder transformador da arte. Na história, um ator desempregado aceita dar aulas de interpretação na prisão e acaba descobrindo, junto aos presos, que as barreiras sociais ultrapassam as físicas.
“Orlando” traz Michele Placido como o personagem-título, um idoso solitário que vive nas montanhas da Itália central. Mas quando seu filho precisa de ajuda, ele parte em uma jornada que vai mudar sua vida para sempre. O filme acompanha esse homem que sempre se manteve fiel aos seus princípios, e ensina o valor disso num mundo em constante mudança.
O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 celebra a diversidade,a criatividade e amor ao cinema. Com uma programação que é composta por 32 filmes, o festival garante a acessibilidade a todos ao garantir sua programação de forma gratuita, presencial e online.
Cinema como ferramenta de construção de uma sociedade. Esse é o fundamento da arte. Eventos como o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO são verdadeiros presentes, não só para os aficcionades por cinema, mas também a todes que tenham vontade e se disponham a embarcar nessa jornada deliciosa e transformadora que é o cinema.
A programação segue disponível até 09 de dezembro e está simplesmente imperdível.
A programação completa você confere nas redes sociais do evento:
Instagram: @festivalcinemait
Site: www.festivalcinemaitaliano.com
Youtube: https://www.youtube.com/@festivaldecinemaitaliano545
No Title
“Parenti Serpenti”, dirigido pelo lendário Mario Monicelli, é uma comédia que, mesmo após quase 20 anos de seu lançamento, continua extremamente relevante e atual. Este filme é uma representação cômica e perspicaz das complexidades e desafios das relações familiares, especialmente durante as reuniões de Natal e Ano Novo.