Com a consagração do cineasta sul-coreano Bong Joon-ho com a Palma de Ouro de Cannes pelo seu mais recente trabalho, vale revisitar a filmografia deste grande diretor, e escolhemos falar de um dos filmes disponíveis em streaming no Brasil, “O Hospedeiro”.
A história mostra um pai solteiro e imaturo Gang-doo (Song Kang-ho), que junto com seu pai e sua filha vive na beira do Rio Han, exposto a dejetos químicos anos atrás e que revela àquela família uma traumática experiência com a filha de Gang-doo.
O então jovem cineasta Joon-ho traz um roteiro co-assinado por ele que mistura ironia e dramaturgia na experiência daquela família frente ao incidente inusitado que se impõe, onde cada membro reage conforme o extrato a que pertence, muito bem definidos às suas caracterizações.
Associado a um belo trabalho de efeitos especiais, Joon-ho realiza um grande filme de ficção-científica de primeira linha, onde a crítica ambiental e política também se faz presente sem panfletarismo, equilibrando bem toda a narrativa sem deixar escorregar para o clichê ou para caminhos enfadonhos.