A 4ª. edição do Science Film Festival (SFF), iniciativa de Media Literacy da Midiativa em parceria com Goethe-Institut, apresentará até dia 20 de dezembro – em formatos ONLINE e PRESENCIAL – uma seleção de filmes de vários países.
Neste ano, partindo do tema “Equidade na Ciência”, o festival propõe uma reflexão sobre a inclusão de grupos sub-representados nas carreiras científicas. A edição brasileira do festival traz 37 produções de 21 países, em vários formatos e gêneros, todos dublados ou legendados.
Jornadas da Ciência e Educação
Através de eventos online gratuitos, as Jornadas promovem debates entre profissionais de diferentes áreas sobre ciência, mídia e educação e são abertas ao público em geral. Nesta edição, acontecem quatro encontros online, conforme programação abaixo.
Para acessar as Jornadas, que são ao vivo e permitem perguntas, é só clicar em
Jornada da Ciência e Educação – MULHERES EM TECNOLOGIA
Você já ouviu a frase “Exatas não são para meninas” ou “Meninas não gostam de matemática”? Pesquisas mostram que o interesse por exatas é igual entre meninos e meninas na primeira infância, mas na vida adulta, o mundo da tecnologia ainda é dominado por homens brancos.
13 de outubro, 19h – Mulheres em Tecnologia
Você já ouviu a frase “Exatas não são para meninas” ou “Meninas não gostam de matemática”? Pesquisas mostram que o interesse por exatas é igual entre meninos e meninas na primeira infância, mas na vida adulta, o mundo da tecnologia ainda é dominado por homens brancos. Vamos bater um papo sobre iniciativas que estão promovendo uma revolução para mostrar que a tecnologia também é lugar de mulher.
Convidadas:
Sonia Guimarães, Professora Associada do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), PhD em Materiais Eletrônicos (Universidade de Manchester), Mestre e Licenciada em Física (UFSCAR). Conselheira Afrominas + Fundadora ABN + Presidenta do GT de Justiça, Inclusão, Diversidade e Equidade da Sociedade Brasileira de Física (SBF) + Mentora da Afrominas, Pesquisa para Elas, Investiga Menina, Futuras Cientistas e Cientistas do Sertão.
Ester Borges, Formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI-USP) e mestranda em Ciência Política pela mesma instituição. Atualmente, é uma das coordenadoras do Instituto Minas Programam, atuando em prol da equidade de gênero na tecnologia. É também coordenadora de pesquisa da área de Informação e Política do InternetLab.
Regina Gavassa, Mestre em Educação, Especialista em Informática Educativa e em Mídias na Educação. Graduada em Estudos Sociais e Pedagogia. Integrou equipe que coordenou e escreveu o Currículo de Tecnologias para Aprendizagem da Cidade de São Paulo.
Waleska Gonçalves de Lima, professora de física da rede estadual de Mato Grosso, mestre em Física pela UFMT e doutoranda em Educação na UFMT, no grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Além da regência na Educação Básica, atuei por 10 anos na Secretaria de Estado de Educação/Coordenadoria de Ensino Médio. Pesquiso STEAM e o Novo Ensino Médio, integro o grupo de pesquisa e extensão do Projeto Meninas Digitais Mato Grosso e o coorte Liga STEAM.
Mediação:
Raquel Reis, engenheira eletricista pela UnB, pós graduada em Ciência de Dados pelo IESB. Co-founder da comunidade Mulheres em Dados. Moro em Brasília-DF e atuo como analista de dados na Dibbs, startup americana de NFTs.
Os próximos encontros já têm os temas definidos. Dia 19 de outubro é Meio Ambiente, Ecossistemas e Preservação. A Jornada do dia 26 de outubro trará um debate ao redor de Saúde Física e Mental. E o último, em 3 de novembro, falará Desigualdade social, com um recorte de racial.
As inscrições serão feitas a mediante preenchimento de formulário através do site do evento.