O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 continua a todo vapor e as cineastas mulheres ganham destaque na programação.
O Festival disponibiliza quatro lançamentos com direção feminina, incluindo o atual líder de bilheteria na Itália: “Ainda temos o amanhã” (C’è Ancora Domani, 2023), que marca a primeira direção da atriz Paola Cortellesi.
“Ainda Temos o Amanhã”, foca em uma mulher que passa a questionar seu papel na Roma pós-guerra, nos anos 1940.
Outro destaque é o drama de época “Primadonna” (2022), dirigido por Marta Savina, que foi exibido no Festival de Londres do ano passado e mostra a luta de uma jovem contra as estruturas sociais dos anos 1960, que facilitavam o machismo.
Já o longa metragem da cineasta Marisa Vallone, “A Terra das Mulheres” (La Terra delle Donne, 2023) também destaque na programação, foi um dos filmes selecionados na pré-lista para representar a Itália no Oscar 2024. Nele, Fidela é considerada bruxa pela tradição popular, por ser a sétima filha mulher da família, e precisa evitar que a sua trajetória se repita quando a maternidade a encontra. Fechando essa seleção de cineastas femininas, temos “Billy” (2023), longa dirigido por Emilia Mazzacurati, cujo personagem principal é um rapaz com crise de identidade, após ser uma criança prodígio que apresentava um podcast musical de grande sucesso.
Mas os destaques não acabam por aí: o Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 ainda disponibiliza dois filmes da cineasta Lina Wertmüller: o clássico trabalhista “Mimi, o Metalúrgico” (Mimí Metarllugico, Ferito Nell’ Onore, 1972) e outro trabalho sobre o conflito de classes em “Por um Destino Insólito” (Travolti da an Insolito Destino nell’Azzurro Mare d’Agosto, 1974) (que inclusive teve um remake dirigido por Guy Ritchie e protagonizado por Madonna)
Lina Wertmüller foi a primeira mulher a disputar o Oscar de direção em 1975, pelo filma “Pasqualino Sete Belezas”. Apesar de não ter levado a estatueta, ela recebeu um Oscar Honorário em 2019. Lina é uma cineasta controversa, pois apesar de ser uma figura importante no pioneirismo cinematográfico feminino italiano, até hoje, o teor de suas obras geram controvérsias com relação ao retrato dado pela diretora às personagens femininas de seus filmes.
Mesmo dividindo opiniões, é inegável a qualidade do trabalho da cineasta e ainda, sua importância para o cinema italiano, por isso, os espectadores terão a oportunidade de revisitar esses clássicos do cinema italiano e formularem suas próprias visões críticas acerca das obras da cineasta.
O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL segue de forma PRESENCIAL, em diversas cidades e salas de cinema e também de forma ONLINE, através da plataforma própria desenvolvida para o Festival, que pode ser acessada pelo site: https://festivalcinemaitaliano.com
O Festival vai até dia 09 de dezembro com a PROGRAMAÇÃO TOTALMENTE GRATUITA e IMPERDÍVEL.
Todas as informações você pode conferir no site acima ou no instagram do evento: @festivalcinemait
Siga também nosso instagram e acompanhe mais dicas, críticas e coberturas em tempo real: @hybrido10
CINEASTAS MULHERES GANHAM DESTAQUE EM FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO – SAIBA TUDO!
O Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 continua a todo vapor e as cineastas mulheres ganham destaque na programação. O Festival disponibiliza 4 lançamentos, de filmes dirigidos por mulheres. Começando pelo grande sucesso de bilheteria italiano “Ainda temos o amanhã”, estreia da atriz Paola Cortellesi na direção e passando por 2 clássicos da cineasta italiana Lina Wertmüller (falecida em 2021).