Clémence Collombet (Isabelle Huppert) é a Prefeita de uma pequena cidade do subúrbio de Paris. Finalizando um bem sucedido e respeitoso segundo mandato, após quase doze anos de vida política, ela pretende se aposentar, até o momento em que recebe uma inesperada abordagem para assumir o cargo de Ministra.
A proposta provoca seu ego e desperta sentimentos adormecidos, de forma que ela passa a agir sob uma ambição nunca antes colocada efetivamente em prática, arriscando sua idônea reputação, em busca de um plano audacioso para garantir a manutenção de sua posição de poder.
Obviamente a mudança brusca de decisão causa severos conflitos com sua oposição e até mesmo com seu grande aliado, Yazid Jabbi (Reda Kateb), o que a obriga a correr contra o tempo e contra suas próprias convicções para assegurar seus objetivos.
O drama político se estabelece na urgência para angariar a confiança de moradores de um grande conjunto habitacional, sob a promessa de reforma do mesmo. O que começa como uma busca genuína pela garantia de melhoria de vida de pessoas necessitadas acaba logo se tornando instrumento de manipulação para o sucesso de sua campanha.
Nesse sentido, o filme trabalha com as promessas e alianças necessárias para que o jogo político se estabeleça, colocando em constante xeque-mate as personagens e suas oscilações morais.
Conforme a narrativa avança, todas as personagens – sem exceções – têm de escolher entre sua integridade moral versus a ascensão profissional.
Diferente dos demais trillers políticos, ao invés de uma grande teia de intrigas, o roteiro foca na problematização do conjunto habitacional como o elo entre todas as personagens que, por sua vez, são obrigadas a se articular em um espaço remoto de possibilidades.
Mantendo a sobriedade da situação, o filme concentra o suspense e ritmo na força motora das personagens, acerca de suas próprias vontades e decisões e na reverberação das mesmas.
Musa do cinema francês, Isabelle Huppert entrega mais uma ótima atuação, desta vez muito bem acompanhada por um parceiro à sua altura, o ator Reda Kateb, que joga junto da estrela e consegue estabelecer cenas coloridas por elegantes, singelas e ácidas camadas de intenções.
O filme foi exibido no Festival de Cannes de 2022 e após um circuito de Festivais, chega aos cinemas, reforçando as celebrações do mês de 70 anos da atriz francesa. Ótima forma de iniciar as comemorações.
Belas Promessas – Trailer Oficial
Uploaded by Pandora Filmes Trailers on 2023-02-07.
Ficha Técnica
Direção: Thomas Kruithof Roteiro: Thomas Kruithof e Jean-Baptiste Delafon Produção: Thibault Gast, Matthias Weber. Elenco: Isabelle Huppert, Reda Kateb, Naidra Ayadi, Jean-Paul Bordes, Hervé Pierre, Lauren Poitrenaux, Walid Afkir, Soufiane Guerrab, Vincent Garranger, Stefan Crepon Direção de Fotografia: Alex Lamarque Trilha Sonora: Grégoire Auger Montagem: Jean-Baptiste Beaudoin Gênero: drama País: França Ano: 2021 Duração: 98 min