ViVii - MONDAYS (2021)
7Pontuação geral
Votação do leitor 0 Votos
0.0

‘Somos um projeto musical sediado em Estocolmo’. Foi dessa forma que o trio sueco ViVii preferiu se auto descrever, com certa timidez de novato no cenário musical. Formado a princípio pelo casal Emil e Caroline Jonsson, o produtor Anders Eckeborn, que também era muito amigo da dupla, passou a ser o terceiro integrante. A criação do grupo não foi algo difícil uma vez que o trio já se conhecia desde a infância e compartilhava dos mesmos gostos musicais.

A sonoridade do ViVii é um apanhado de muitos outros grupos. Há um pouco de Belle And Sebastian, de Haerts, isso claro pensando em alguns conterrâneos que não poderiam ficar de fora como Likke Li e I Break Horses. Então, para o leitor que se identifica com os grupos citados aqui, ‘Mondays’ será um disco de fácil absorção. 

O trio passeia exclusivamente pelo Dream-pop, sobretudo em faixas como “Smackdown” e “Swimming Pool”. O charme da sonoridade chega através da alternância entre vocal feminino e masculino, as guitarras dedilhadas bem destacadas e a ternura que algumas melodias conseguem abraçar. É o caso de “One Day” e “Fool Alone”.

Muitas vezes o grupo adota um contorno mais Folk, apesar disso, a batida que entra timidamente buscando uma sonoridade mais Pop-Rock (“Summer Of 99”) e a atmosfera etérea em meio a efeitos eletrônicos (“Read Between”) fazem a diferença num álbum que pretende não ficar apenas na sombra de suas influências e similaridades.