Findo o primeiro semestre do ano que fica para a história como “o ano que não aconteceu”, precisamos parar e agradecer aos deuses da tecnologia pela conexão de banda larga e o streaming nosso de cada dia. Só assim para sobreviver com alguma sanidade a três dos seis primeiros meses do ano sem eventos ao vivo. A oferta é tanta que às vezes a gente se perde no meio de tanto conteúdo. Por isso vamos fazer uma rápida recapitulação do que já indicamos por aqui e coisas que ainda estamos assistindo para garantir que algumas belas obras liberadas em 2020 não fiquem de fora das preferências dos nossos amigos hybridos enclausurados.
Better Call Saul – S05
* Onde assistir: NETFLIX
Definitivamente a melhor temporada exibida neste primeiro semestre. “A transformação de um professor de química em traficante de drogas sintéticas marcou toda uma geração com Breaking Bad. A conclusão da saga, em 2013, foi celebrado como um dos melhores finais de todos os tempos entre as séries de TV. Em 2015, os mesmos criadores de Breaking Bad lançaram Better Call Saul, um prólogo, para contar a história do infame advogado Saul Goodman (Bob Odenkirk) que por muitas vezes roubou a cena do icônico Walter White. Depois de cinco temporadas e faltando apenas uma para o seu final, Better Call Saul se revelou muito superior do que poderia ser considerado apenas um ‘prólogo oportunista’.”
The Plot Against America – S01
* Onde assistir: HBO
A distopia menos complicada de entender dentre uma temporada repleta de distopias: como seria a sociedade americana se um anti-semita assumisse a presidência dos EUA em meio à 2a Guerra Mundial? “Na adaptação do romance homônimo de Philip Roth para a TV, David Simon e Ed Burns (criadores de The Wire) trazem uma série cheia de detalhes que, do roteiro ao elenco, impressiona pela verossimilhança com a atual realidade. Além dessa atmosfera envolvente, o fato de que percebemos a transformação da sociedade pelos olhos de duas crianças é ainda mais impactante”.
The Good Place – S04
* Onde assistir: NETFLIX
“The Good Place mostra do início ao fim que é possível fazer comédia com qualquer tema, incluindo ‘filosofia’ e ‘morte’. Trata-se da série mais inteligente e engraçada lançada nos últimos quatro anos (coincidentemente quatro anos bastante assustadores aqui, fora da ficção). A forma como a última temporada e os dois últimos episódios concluem toda e qualquer trama aberta durante a série, resolvendo todos os conflitos e fechando todos os ciclos é linda e singela, sem esquecer em nenhum momento da acidez característica de seu humor. Cada destino foi concluído com o esmero que lhe era merecido (que final!).”
Não teve resenha hybrida, mas quem sabe…
La Casa De Papel – S04
* Onde assistir: NETFLIX
Depois de conquistar a Espanha e o mundo, os ladrões mais engajados ideologicamente da história recente da TV voltam em meio a algumas tramas repletas de reviravoltas. Sempre soubemos que esse era o grande trunfo de LCDP – mostrar que o Professor estava sempre um passo à frente de seus adversários – mas dessa vez temos disputas de poder dentro do grupo e mais uma morte sentida. No fim das contas, a exemplo de Game of Thrones, em LCDP tão pouco devemos nos apegar a alguém.
Hunters – S01
* Onde assistir: AMAZON PRIME
Produzida pelo (cada vez mais) aclamado Jordan Peele, Hunters parou o mundo ao ser liberada pela Amazon. Pode não ter agradado a todos, mas certamente acertou na provocação. E se Al Pacino matando nazistas por si só não resolve a equação, a sugestão óbvia é que você assista e tire suas conclusões. Nada é como parece.
How To Get Away With Murder – S06
* Onde assistir: NETFLIX
Depois de alguns deslizes praticamente imperdoáveis entre a quarta e a quinta temporada, HTGAWM volta para sua argumentação final (pun intended) em sua sexta e última temporada com toda a maestria digna de Annalise Keating. Se você (como eu) abandonou a série por achar que já havia passado o tempo de novos elementos, sugiro que repense suas prioridades e dê um jeito de (como eu) retomá-la para que possa se deleitar com a exaltação dos humilhados: o final é puro escândalo e comoção. Tudo o que eserávamos.
Dispatches From Elsewhere – S01
* Onde assistir: AMAZON PRIME
Também apostando no recurso da quebra da quarta parede, Dispatches vai virar sua cabeça do avesso. Numa mistura de corrida do tesouro e teorias conspiratórias, você vai se ver numa mistura de Alice no País das Maravilhas e The Game (Vidas em Jogo) com pitadas de Inception nesse drama escrito e produzido por Jason Segel (ele mesmo, o Marshal de “How I Met Your Mother”). Um exercício de empatia numa trama quase surreal. Abra a mente e repita comigo: você é especial!
Solte seu lado adolescente e pegue a pipoca
O Mundo Sombrio de Sabrina – S03
* Onde assistir: NETFLIX
“Além das tias Zelda e Hilda, do namorado Harvey e do familiar Salém pouco sobrou da leve e notória série adolescente dos anos 90. Ao chegar à terceira temporada, O Mundo Sombrio de Sabrina mostrou que seu novo conceito foi um acerto: a saga da bruxinha está, definitivamente, mais sombria. Em síntese, ganhou profundidade com um roteiro mais que atual, personagens melhores e mais complexos e uma deliciosa atmosfera gótica.”
Sex Education – S02
* Onde assistir: NETFLIX
A leve comédia sobre sexualidade na adolescência que conta com Gillian Anderson como terapeuta sexual é uma delicinha de passatempo. Antes de mais nada, Sex Education esconde muita honestidade por trás do ácido e cruel humor britânico que – por sua vez – tem terreno fértil no ambiente de hormônios efervescentes do ensino médio. Na segunda temporada, o protagonista prestativo dá lugar ao arrogante sabe-tudo (quem nunca?) e a narrativa busca ainda explorar a individualidade dos personagens. Asa Butterfield (Hugo Cabret e Enders’ Game) tirou há muito o pijama listrado, deixou de ser criança mas segue deveras peculiar e pode te surpreender, se você o permitir.
O que eu estou assistindo
- The Last Dance (NETFLIX)
- Tales from the Loop (AMAZON PRIME)
- História Secreta do Pop Nacional (AMAZON PRIME/MUSIC BOX BRASIL)
- Little Fires Everywhere (AMAZON PRIME)
- Godfather of Harlem (FOX PRIME)
O que estou esperando ansiosamente chegar por aqui
- What We Do In The Shadows
- Prodigal Son
- High Fidelity